Com o objetivo de disponibilizar uma estrutura de alto nível para o desenvolvimento das suas categorias de base, o Botafogo terá o CEFAT como a casa da garotada alvinegra pelos próximos dois anos. Consolidando a parceria entre o Clube e a TROPS, foi inaugurado no local, na tarde da última segunda-feira (12/07), uma réplica de um símbolo histórico para o Glorioso: o “Manequinho”.

Com a presença do Presidente, Durcesio Mello, e do VP Geral, Vinicius Assumpção, a cerimônia de inauguração da escultura foi conduzida pelo Gerente Geral da base, Tiano Gomes, e pela Coordenadora Técnica, Vanessa Tristão. Os atletas que deram os primeiros passos no futebol na escolinha do local e que hoje estão atuando pela base do Botafogo, Matheus Nascimento, Diego, Lucas Ramos, Lucas Vargas, Kauê Leonardo e Bernardo Valim, também participaram do representativo momento.
“Esse símbolo do Botafogo é super importante, ainda mais agora que esta parceria está sendo solidificada. É uma tradição que precisa ser transmitida aos novos jogadores para que absorvam os valores do Clube desde o início da formação. Essa parceria tem sido muito frutífera para nós”, ressaltou o Presidente Durcesio Mello.
A estátua é uma réplica do monumento localizado em frente à sede de General Severiano e ficará situada na entrada do CEFAT. A iniciativa visa deixar o ambiente ainda mais rico em referências à tão decorosa história do Botafogo para que os jovens possam, diariamente nos treinos e jogos, estarem construindo um DNA identificado com o Alvinegro.
“É uma parceria de sucesso, já estamos juntos há mais de 10 anos. E agora, com a base treinando diariamente, além de mandar os jogos aqui, precisávamos colocar uma figura representando o Botafogo e sua história. Pensando nisso, escolhemos o Manequinho, monumento onde os jogadores do Botafogo na época – começando com Otávio, passando por Garrincha e Didi – tiveram a iniciativa de colocar a camisa do Clube para comemorar títulos. A partir daí, nos momentos de grandes vitórias e conquistas, a torcida passou a vesti-lo com a nossa camisa Gloriosa e ele virou símbolo e parte do clube. Hoje a estátua está em frente à sede de General Severiano e nós resolvemos colocá-la também no CEFAT para que os atletas da base estejam inseridos, aprendendo e se sentindo parte da história do Botafogo”, disse a Coordenadora Técnica, Vanessa Tristão.
Atualmente, o CEFAT/TROPS já recebe a rotina de treinos das equipes Sub-15, Sub-17 e Sub-20, além dos jogos oficiais de todas as categorias alvinegras. A expectativa é de que, em breve, todas as categorias estejam integradas e se beneficiem das estruturas pertencentes a TROPS, o que será um salto de qualidade ainda maior na integração entre todos e irá potencializar o processo de formação dos jovens.
“Estamos muito felizes com o momento que estamos vivendo na base. A estrutura do CEFAT nos deu um ganho de qualidade no trabalho, sobretudo, durante os treinamentos. Os resultados positivos do nosso Sub-20 já refletem bem essa melhoria. Então, gostaria de agradecer ao Presidente, a toda a direção, ao Marco Antônio e a Vanessa, por nos proporcionarem essa infraestrutura. Sem dúvidas, vamos potencializar o nosso trabalho de formação para seguir entregando atletas vencedores e preparados para ajudar a equipe principal”, valorizou o Gerente Geral da base alvinegra, Tiano Gomes.
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA ESTRUTURA DO CEFAT: (VITOR SILVA/BFR)
