Dono da SAF do Botafogo, John Textor deu a entender que não acatará a decisão do STJD de entregar o áudio comprovando manipulação de resultados em até três dias e que optou por levar as provas às autoridades federais, como Ministério Público.
Em seu site oficial, o empresário norte-americano criticou o STJD por ter, segundo ele, ignorado as denúncias apresentadas, com evidências científicas de manipulação de resultados em um jogo do Campeonato Brasileiro de 2023.
Depois de responder a perguntas feitas pelo jornalista Maurício Noriega, John Textor respondeu a algumas questões formuladas por ele mesmo para esclarecer suas intenções. E defendeu mais uma vez a criação de uma Liga, alegando que hoje há falta de integridade e responsabilidade no futebol brasileiro.
Veja abaixo:
Por que você não disponibilizou suas provas ao STJD?
Tentamos e fomos ignorados. Ainda é verdade que o STJD recebeu um relatório de mais de 70 páginas, há algumas semanas, descrevendo evidências científicas confiáveis de manipulação de resultados em um jogo importante do Campeonato Brasileiro de 2023. Fornecemos essas evidências preliminares, mas convincentes, em conexão com nosso pedido ao STJD para iniciar uma investigação. Infelizmente, este relatório foi ignorado e não teve qualquer consideração por indivíduos que provavelmente não tinham a capacidade, ou o interesse pessoal, em avaliar adequadamente as provas.
É, portanto, insincero que o STJD exija publicamente que as provas sejam entregues em sua posse, no prazo de 3 dias, quando optou por ignorar durante os últimos quatro meses os nossos repetidos pedidos para que o STJD revesse as nossas provas. Para compreender as alegações que fazemos, basta que eles iniciem uma análise honesta das provas que já lhes fornecemos. É insincero da parte do STJD crie publicidade e confusão sobre a nossa falha em fornecer provas quando eles rejeitaram todas as nossas tentativas anteriores de fazer com que revisem as nossas provas.
Hoje, com consideravelmente mais provas em mãos, optamos por ir além do STJD e apresentar nossas provas a investigadores e promotores federais que manifestaram um interesse óbvio em revisar tais provas.
Por que você não disponibilizou suas evidências ao público?
Tentámos manter as nossas provas de manipulação de resultados longe da imprensa, até que as autoridades judiciais analisassem as provas e iniciassem investigações.
Os indivíduos e organizações acusados têm o direito de serem devidamente notificados e têm o direito de se defenderem. Os nossos especialistas têm um historial 100% comprovado ao longo de muitos anos de identificação de manipulação de resultados, mas temos de considerar a possibilidade de pessoas inocentes serem falsamente acusadas. Por exemplo, pode-se determinar que um jogo foi manipulado ilegalmente, mas é possível que certos indivíduos envolvidos em momentos-chave de uma partida manipulada sejam inocentes. Assim, todas estas informações devem permanecer confidenciais, até que as autoridades competentes concluam as suas investigações, para proteger os direitos dos acusados e especialmente os direitos dos inocentes.
O que vem pela frente?
Esperamos que tenhamos provado o suficiente, com o nosso atual dossiê de provas, para iniciar uma investigação completa. Nós e os jogadores do Botafogo já sabem o que realmente aconteceu na nossa campanha do campeonato 2023 – então é uma “notícia velha” para nós. Agora é hora do resto do mundo saber. No Botafogo, só queremos voltar a jogar futebol – numa LIGA que tenha integridade e responsabilidade.
…e, sim, isso é uma dica. Devemos ter uma Liga!