Diretor da SAF do Botafogo, Thairo Arruda defendeu a aprovação do regime de recuperação extrajudicial do clube que será colocado em votação no Conselho Deliberativo na próxima segunda-feira (6). É uma tentativa de destravar as verbas, após uma série de dificuldades encontradas na Justiça com o RCE.
– Cenário é quase que caótico se não aprovar. No fim das contas, clube e SAF são como irmãos siameses, um não vive sem o outro. Se não conseguirmos reduzir o passivo do clube, que é o cenário que estamos expostos, o clube morre. O clube e a SAF. Não tem como sobreviver nessas condições. Se não aprovar, claro que vamos continuar a trabalhar na RCE, fazendo os pagamentos, mas teríamos a consequência com o decorrer do tempo – afirmou Thairo, em entrevista ao “GE”.
– O dinheiro é sempre o mesmo, o pote da SAF é um só. O desafio que temos é: como otimizar o uso do recurso. Se não está otimizado no pagamento de dívida, como vai gastar de uma outra forma melhor, o futebol? O que queremos fazer é otimizar o recurso da SAF, cumprir com as obrigações do clube e tendo sobra no orçamento para investir em outras áreas. A consequência do sucesso dessa aprovação e homologação da recuperação extrajudicial atinge todas as áreas, inclusive o futebol. Não existe risco adicional nenhum ao clube. Só benefícios – garantiu.
O executivo explicou os problemas do RCE, como a incidência da taxa Selic, que está muito alta já há algum tempo. O Botafogo percebeu que o passivo só aumentava, ao invés de diminuir.
– Quando começamos a olhar o tamanho do passivo, começou a subir em vez de diminuir. Por quê? Porque o passivo é corrigido pela Selic (13,75% ao ano), uma determinação da Lei da SAF. Esse cenário é uma tragédia, não vamos conseguir honrar com o pagamento dos 60% do passivo ao longo do tempo. Neste caso, temos duas formas, a Recuperação Extrajudicial e a Recuperação Judicial. A extrajudicial é uma forma menos arriscada para o clube, porque não implica em falência no caso de falta de pagamento. Então, escolhemos esse caminho – explicou Thairo.








