Grande nome do Botafogo na temporada, Tiquinho Soares teve em seus pés a chance de fazer o quarto gol do clube carioca e praticamente matar o jogo contra o Palmeiras, na quarta-feira, no estádio Nilton Santos. Contudo, o atacante, autor de 16 gols no Brasileirão, perdeu a cobrança de pênalti e viu o adversário crescer na partida e virar o jogo no final.
Ao todo, Tiquinho tem 24 pênaltis cobrados em toda a carreira. Acertou 17 e perdeu seis. Como nunca foi o batedor oficial das equipes que atuou, o centroavante já tem o Botafogo como o clube que mais bateu pênaltis: dez realizadas e sete gols marcados, um aproveitamento de 70%. Antes de chegar ao alvinegro, o atacante cobrou 14 penalidades e marcou 11 vezes, 78,5% de aproveitamento.
As três penalidades perdidas por Tiquinho pelo Botafogo foram no estádio Nilton Santos. O artilheiro do clube desperdiçou a cobrança contra o Athletico, na disputa por pênaltis das oitavas de final da Copa do Brasil, diante do Palmeiras, na 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, e contra o Fortaleza, na 10ª rodada do Brasileirão — essa última ele marcou no rebote.
No estádio Nilton Santos, Tiquinho tem um aproveitamento de 50% nos pênaltis cobrados. Em seis cobranças, ele marcou três vezes — contra Guaraní, do Paraguai, e César Vallejo, do Peru, na Copa Sul-Americana, e diante do Corinthians, no Brasileiro.
Fora de casa, Tiquinho tem 100% de aproveitamento com a camisa alvinegra. Ao todo, foram quatro cobranças pênalti e quatro gols — contra São Paulo, no ano passado, e Flamengo, Goiás e Cuiabá, no Brasileirão deste ano.
No Botafogo, Tiquinho Soares se tornou o cobrador oficial de pênaltis e tem ótimos números, afinal nem todos possuem 70% de aproveitamento em cobranças na marca da cal. Mas o fato do atacante perder as duas cobranças mais decisivas do ano faz com que a torcida alvinegra fique na bronca com o centroavante.