Tiquinho Soares, do Botafogo, é o jogador mais eficiente do Campeonato Brasileiro, mostra levantamento

Tiquinho Soares, do Botafogo, é o jogador mais eficiente do Campeonato Brasileiro, mostra levantamento
Vítor Silva/Botafogo

Ele é f*** mesmo! Artilheiro do Botafogo e do Campeonato Brasileiro-2023, com 13 gols, Tiquinho Soares é o jogador mais eficiente da competição, segundo levantamento feito pelo “Espião Estatístico”, do “GE”.

Os números são calculados comparando o desempenho em gols e o nível de ameaça das jogadas que finalizou sem contar cobranças de pênalti – Tiquinho cobrou cinco e marcou quatro gols da marca penal.

Para determinar o “nível de ameaça” das jogadas concluídas por Tiquinho, foram comparadas as características das finalizações com as 98.439 feitas em Brasileirões desde 2013, uma métrica conhecida como “expectativa de gol” ou simplesmente “xG”, mas excluindo os pênaltis.

Tiquinho Soares deu 41 finalizações (30 dentro da área) e marcou nove gols, sem contar os pênaltis. Se comparadas à média das finalizações feitas por todos os jogadores, estatisticamente essas 41 finalizações tinham um nível de ameaça para virar quatro gols – ou seja, houve uma eficiência de cinco gols além do esperado.

Camisa 9 do Botafogo, Tiquinho Soares atingiu um “nível de eficiência” de 5,1, ficando bem à frente do segundo colocado no ranking, Vitor Roque, do Athletico-PR (3,1). Completam o Top 10 Deyverson (Cuiabá), Bitello (Grêmio), Léo Pereira (Flamengo), Eduardo Sasha (Red Bull Bragantino), Raphael Veiga (Palmeiras), Villasanti (Grêmio), Rony (Palmeiras) e Arrascaeta (Flamengo).

Na ponta de baixo desse ranking, o jogador mais ineficiente apontado pelo levantamento foi Gabriel Barbosa, do Flamengo, com índice negativo de 3,6. De acordo com a reportagem do “GE”, o jogador rubro-negro deu 37 finalizações que tinham potencial para virar entre quatro e cinco gols, mas ele só fez um.

Fonte: Redação FogãoNET e Espião Estatístico (GE)

Comentários