O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou para a próxima quarta-feira (10/5) o julgamento dos recursos do Botafogo por conta das suspensões aplicadas pelo TJD-RJ a Tiquinho Soares e Marçal, ainda em virtude das expulsões no clássico contra o Flamengo, pelo Campeonato Carioca, em fevereiro.
Expulso naquela partida após uma suposta “cabeçada” no árbitro, Tiquinho Soares chegou a ser suspenso preventivamente por 30 dias pela presidente do STJD, Renata Mansur, e por isso foi desfalque contra o Sergipe, pela Copa do Brasil. Depois, o TJD-RJ suspendeu o atacante por oito jogos, decisão mantida pelo Pleno do TJD-RJ.
Em relação a Marçal, a suspensão aplicada pela 5ª Comissão Disciplinar do TJD-RJ foi de cinco jogos (quatro por ofensas ao árbitro e uma por chutar um microfone), também mantida pelo Pleno do TJD-RJ. O próprio Botafogo também foi punido com a perda de dois mandos de campo nas competições da Ferj, e este caso também será analisado na quarta.
Essas punições em jogos valem apenas para as competições organizadas pela Ferj. Marçal e Tiquinho Soares puderam atuar nas semifinais e finais da Taça Rio sob efeito de um pedido de efeito suspensivo acatado pelo STJD. Agora, na próxima quarta-feira, será julgado o mérito da questão em última instância.