O Botafogo enfrenta o Flamengo neste domingo (18/8), no Estádio Nilton Santos, pelo Brasileirão-2024, em clássico em meio a jogos decisivos pela Libertadores. Qual será a escalação das equipes? Técnico rubro-negro, Tite despistou sobre a possibilidade de poupar jogadores.
– Eu não preservo e nem poupo ninguém. Quem tem autonomia para tirar e barrar jogador é o departamento médico, porque a saúde do jogador está em primeiro lugar. Eu não vou fazer isso, eu sou um ex-atleta que teve que parar de jogar com 27 anos porque estourou os dois joelhos. Não jogava muito, mas toda a possibilidade de jogar que eu tive se foi, e tinha que sustentar minha família. Por isso da minha veemência – disse Tite.
– Dividindo a resposta, tem que equilibrar estas duas situações (Brasileiro e Libertadores). Ela é desafiadora. Mas a gente não vira a chave em lugar nenhum, continua com a chave. Porque desempenho é emprestado de um jogo para outro, de um treino para outro – acrescentou.
O técnico reclamou bastante do calendário do futebol brasileiro, sobretudo após perder os atacantes Pedro e Gabriel Barbosa por lesão durante o jogo contra o Bolívar.
– Vai em cima do trabalho do Flamengo, como instituição, como grandeza. Eu gostaria de ficar um tempo grande no Flamengo, mas eu sei que a cada dia que passa é um dia a menos que vou ficar aqui. Mas a grandeza do Flamengo, dos seus atletas, eu queria estar errado para falar de calendário. Mas olhem o que está acontecendo. Tem uma série de pessoas da imprensa conscienciosa. O (Carlos Eduardo) Mansur. Leiam a crônica dele quando ele fala de calendário. E não adianta me dar balinha doce o sindicato dos atletas dizer: “Ah, eu agradeci ao Tite porque ele falou, mas o calendário estava e nós aceitamos 66 horas”. Não tem que aceitar, não. Nós, enquanto técnico, temos que bater, o atleta vai arrebentar – argumentou.