Torcedores do Botafogo relatam perseguição, ameaças de morte e racismo em Montevidéu; repórter da Globo é empurrado por torcedor do Peñarol

Torcedores do Botafogo relatam perseguição, ameaças de morte e racismo em Montevidéu; repórter da Globo é empurrado por torcedor do Peñarol
Vítor Silva/Botafogo

Torcedores do Botafogo que estão em Montevidéu reclamam de muita hostilidade, com ameaças de morte, perseguição e ofensas raciais nas ruas da capital uruguaia nesta terça-feira (29/10), véspera do jogo contra o Peñarol pelo duelo de volta das semifinais da Libertadores-2024.

O “GE” informou que o repórter cinematográfico PC Júnior, da TV Globo, foi empurrado na rua por torcedores do Peñarol. Há muitos veículos de imprensa brasileiros e também segmentados de Botafogo no Uruguai para cobrir a partida.

Em entrevista no programa “Tá na Área”, do SporTV, um torcedor alvinegro que viajou do Espírito Santo até Montevidéu relatou que torcedores do Peñarol o perseguiram próximo ao Mercado del Puerto, um dos principais pontos turísticos na Ciudad Vieja.

A sensação é de impotência. Hoje de manhã estivemos no Mercado del Puerto, chegamos lá e estava fechado, fomos dar uma volta nos arredores e tinha dois torcedores do Peñarol. Eles perguntaram se éramos brasileiros, estavam com garrafas de vidro, e falamos que éramos argentinos para tentar enganá-los. Eles começaram a correr atrás da gente, conseguimos entrar num táxi, eles perguntaram ao motorista se éramos mesmo, mas perceberam que não e começaram a dar porrada no carro – contou.

O taxista nos falou que era muito perigoso a gente rodar pela cidade, mesmo sem camisa do Botafogo, que só de falar português pode dar confusão. Estamos meio no escuro. Não vemos muita polícia na rua, eles falam que o país é muito seguro, mas como sai agora se em todo canto tem alguém do Peñarol ameaçando? Já descobriram até meu Instagram, mandando mensagem me ameaçando. Não sei o que fazer – completou.

O torcedor disse que considera ver o jogo no hotel ou em outra cidade, dado o clima de insegurança nas ruas da capital uruguaia. Por conta de uma determinação do Ministério do Interior, a Conmebol pode decidir que a partida aconteça com portões fechados no Campeón del Siglo.

Nem para turistar no país está dando, porque você sai e perguntam se é brasileiro… É uma sensação de impotência total. Vou assistir ao jogo no quarto do hotel, se bobear. Está complicado. Ou vamos para Buenos Aires… É decepcionante – lamentou.

Fonte: Redação FogãoNET, GE e SporTV

Comentários