Torcedores do Botafogo estão se mobilizando e planejam pedir o tombamento do Muro dos Ídolos, que fica em frente à sede de General Severiano. O local pertence à UFRJ, que está em vias de aprovar um projeto de revitalização do terreno que prevê a derrubada do muro.
A ideia dos alvinegros é de se reunirem com representantes do clube e entrarem com uma ação de tombamento, o que impediria assim que o muro fosse demolido. O local abriga desenhos de grandes nomes da história do Botafogo, além de símbolos do Glorioso.
– A ideia é que se torne um patrimônio imaterial e cultural da cidade, até porque deixou de ser algo da torcida do Botafogo. É um patrimônio da cidade. Vamos sentar com o presidente, com os políticos e responsáveis para tentar tombar o muro, para que não possa ser mexido e sim conservado – afirma Rafael Mois, da torcida “Loucos Pelo Botafogo” e um dos idealizadores do muro, ao portal “Metrópoles”.
Se a demolição acontecer de fato, a torcida pretende transferir o Muro dos Ídolos para o Estádio Nilton Santos.
– Caso não seja tombado, vamos fazer em General Severiano, o que há de ser estudado… Em uma terceira via, levar (o muro) para o Nilton Santos. Há discussão se vai ser dentro ou fora, mas a ideia da Loucos Pelo Botafogo é continuar o projeto. Se conseguirmos o tombamento, será excelente, mas se não for isso, vamos levar para General Severiano ou para o Nilton Santos – acrescentou Rafael.