Torcedores do Uruguai pedem chance a Alexander Barboza na seleção celeste; zagueiro, que é argentino, não descartou possibilidade

Torcedores do Uruguai pedem chance a Alexander Barboza na seleção celeste; zagueiro, que é argentino, não descartou possibilidade
Vítor Silva/Botafogo

A grande atuação de Alexander Barboza (mais uma) diante do Peñarol, com direito a marcar seu primeiro gol com a camisa do Botafogo, gerou pedidos de torcedores uruguaios para que ele tenha uma chance na seleção celeste hoje comandada por Marcelo Bielsa. O zagueiro é argentino, mas tem pai uruguaio, o que permitiria ele tirar a nacionalidade para atuar pelo Uruguai.

E Barboza já deixou em aberto essa possibilidade. Em novembro de 2023, quando ainda defendia o Libertad (PAR), o zagueiro comentou sobre a chance de se naturalizar para defender o Paraguai, caso permanecesse atuando no país por mais dois anos – o que, ainda bem, não aconteceu, já que ele se transferiu para o Glorioso. E também falou sobre poder atuar pela seleção uruguaia.

Há muitas coisas para se levar em conta na hora de tomar uma decisão. É um sonho meu jogar em uma seleção. Não tendo possibilidade na Argentina, se abrem outras coisas que eu não sabia que poderia chegar a ter possibilidade. Se tiver a possibilidade de me tornar paraguaio, vou me esforçar para estar na seleção, e o mesmo com a seleção uruguaia. Representar uma seleção é a coisa mais linda que existe e se um dia isso acontecer comigo seria um sonho – disse Barboza na ocasião, em entrevista à “Verus Radio”.

Ainda no fim de 2023, Barboza revelou também que um representante da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) entrou em contato com seu empresário sobre a chance de atuar pela Celeste, mas ressaltou que haveria alguns requisitos para cumprir. Outro ponto curioso: quando ele atuava pelo River Plate, em 2019, chegou a receber proposta do… Peñarol.

Após a goleada por 5 a 0 na última quarta-feira, Alexander Barboza contou que metade de sua família torce pelo Nacional-URU e metade pelo Peñarol, mas há também poucos que torcem pelo Cerro-URU. O zagueiro de 29 anos tem contrato com o Botafogo até dezembro de 2026.

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários