Trabalho psicológico e ajustes na defesa: comentaristas listam desafios de Tiago Nunes a curto prazo no Botafogo

Tiago Nunes em Caxias x Grêmio | Campeonato Gaúcho 2021
Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Tiago Nunes começa nesta quarta-feira (15/11) os trabalhos no Botafogo. O novo técnico terá uma semana para trabalhar a equipe até o jogo contra o Fortaleza, dia 23 de novembro, na Arena Castelão, o primeiro dos cinco restantes do Glorioso no Campeonato Brasileiro de 2023.

O programa “Seleção SporTV” debateu a missão que o novo treinador terá no Alvinegro. Para a comentarista Ana Thaís Matos, Nunes precisará focar na questão psicológica, após o time ter deixado vitórias escaparem em sequência.

Acho que ele tem que trazer um elemento psicológico e mental, que é o que mais tem feito falta ao Botafogo. É um time que sai na frente, cede empates, viradas, está sofrendo muito gol. O mais importante é trazer isso e é um desafio muito grande, é um tempo muito pequeno. O desafio é trazer a confiança de volta aos jogadores. Sustentar a ponta da tabela para quem não tem um lastro como é o caso desse elenco do Botafogo é muito difícil – avaliou Ana Thaís, que enxergou encaixe no estilo de jogo:

Tem algumas coisas parecidas com o trabalho que ele teve no Athletico-PR. Ele pegou um time que tinha posse de bola, mas que não sabia o que fazer com ela, que se construiu dessa forma e tomava muitos gols. É um técnico que gosta de um time mais vertical, acho que o estilo dele combina com o estilo tático do Botafogo.

Outra comentarista na mesa, Jéssica Cescon disse que, além da parte psicológica, Tiago Nunes vai precisar resolver rapidamente o problema defensivo do Botafogo.

O que o Botafogo precisa hoje, além da questão da confiança, mas não é só a questão psicológica, precisa de alguns ajustes em termos táticos principalmente na defesa. O Botafogo foi perdendo esse equilíbrio defensivo ao longo do caminho – frisou.

Jéssica também acredita que Tiago Nunes precisará de respaldo da direção para implementar sua filosofia no médio prazo. Ele assinou contrato até dezembro de 2024.

Acho uma tentativa interessante, o Tiago é um cara que tem muito conhecimento de futebol, mas tem tido dificuldades de implementar a sua forma de pensar o futebol nos clubes depois do Athletico-PR. É um cara que presa pela disciplina não só dentro de campo, no ambiente também, ele muda hábitos do dia a dia do jogador. Para conseguir ter sucesso nisso, ele precisa de um apoio da gestão como um todo. O clube tem que entender essa mentalidade dele e precisa estar alinhado nesses princípios. Mas isso é pensando no longo prazo – finalizou.

Fonte: Redação FogãoNET e SporTV

Comentários