Treinador do Botafogo explica sistema de jogo, diz que não são ‘três zagueiros’ e admite variar ao longo de 2024

Tiago Nunes em Botafogo x Bangu | Campeonato Carioca 2024
Reprodução/Botafogo TV

Um comentário recorrente é que o Botafogo iniciou 2024 atuando “com três zagueiros”. Ao ser perguntado sobre o sistema de jogo após a vitória por 2 a 0 sobre o Bangu, neste sábado (20/1), no Estádio Nilton Santos, o técnico Tiago Nunes esclareceu o modelo adotado e não descartou variações no futuro.

Vamos tentar ajustar a nomenclatura. Naturalmente, de forma popular, se fala três zagueiros. Mas não tínhamos três zagueiros, mas dois zagueiros de origem e um volante jogando em posição pelo lado do campo, o que facilita a saída. Quando se fala em linha de três, pode ser de diferentes formas. Tem uma série de oportunidades que podemos construir iniciando o jogo ou ajustando dentro da própria partida. Nossa construção próxima ao goleiro já não é com três, criamos variedade de movimentos, tentamos dar repertório à nossa equipe para ter alternativas. Linha de quatro é bem mais usual, temos jogadores acostumados, com cinco ou três é mais complexo de acertar rodagens, pressão, subida de pressão, exige mais inteligência tática para desempenhar bem. É uma ferramenta, uma alternativa. Conseguimos criar muitas situações de gol e pouco ser agredidos pelo adversário – ponderou.

Dá confiança para continuar, mas logicamente vou alternar isso na temporada. Em outros momentos vamos jogar com linha de quatro, ver o que se adequa à cada partida – frisou.

O Botafogo volta a campo quarta-feira, para enfrentar o Boavista, em Saquarema, pelo Campeonato Carioca.

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários