Maior especialista em probabilidades no futebol brasileiro, Tristão Garcia projetou que o Botafogo precisa de mais oito pontos para garantir o retorno à Série A. Pelos cálculos do matemático, o Glorioso tem no momento 92% de chances de acesso.
– Pelo cálculo, com 64 pontos garante sem depender de critérios. O quinto colocado não fará 64. Fará 63 ou menos. Conversando, parece tranquilo, mas no campo é outra história – afirmou Tristão Garcia ao site “Jogada 10”.
O Botafogo é o vice-líder no momento, com 56 pontos. Ou seja, precisaria de apenas mais oito pontos nos seis jogos que faltam para alcançar o número mágico estabelecido por Tristão Garcia.
– É uma pontuação baixa do ponto de vista dos pontos, porque não dá nem a metade do que resta. Esportivamente é até alta, porque te obriga a perder pouco. Mas pegando a cada três jogos, ganha uma, empata uma e perde outra. É bem razoável – ponderou o matemático.
Até o fim da Série B, o Botafogo enfrentará Confiança, Operário e Guarani em casa; e Vasco, Ponte Preta e Brasil-RS na condição de visitante.
E o Vasco?
Outro carioca postulante ao acesso, o Vasco tem situação mais difícil. Atual sétimo colocado, com 47 pontos, tem apenas 15% de chances de acesso. Porém, nesta sexta-feira, enfrenta o CSA em São Januário, ainda pela 31ª rodada. Tristão diz que o Vasco não pode mais perder se quiser voltar à Série A.
– O Vasco precisa muito mais que isso (em comparação com o Botafogo). Ganhar cinco e empatar duas. Dificultou muito mais. Qual a outra maneira do Vasco conseguir? O Vasco fazer menos que isso, mas os adversário pararem. Alguém teria que perder o tom ali e o Vasco aumentar o dele. Se o Vasco conseguir uma grande pontuação, vai acontecer o mais improvável, que é aumentar a pontuação dos quatro primeiros. Porque ele que é o perseguidor. Se ele inventa de pontuar muito, vai levar lá pra cima a pontuação de corte. É muito raro, eu não lembro de ter acontecido uma vez. É muito difícil – disse Tristão.