Para ser campeão brasileiro de 2023 sem precisar se preocupar com outros resultados, o Botafogo tem que conquistar cinco vitórias nos últimos jogos. As últimas vezes que o time teve essa série de triunfos no segundo turno de um Campeonato Brasileiro foram em 1995 e em 2016.
Em 1995, o Botafogo venceu União São João (3 a 0), Atlético-MG (5 a 0), Goiás (1 a 0), Bahia (2 a 0) e Vasco (2 a 0) na sequência. Na época, o campeonato era no formato mata-mata, e os resultados ajudaram o time a obter vaga na semifinal, contra o Cruzeiro. O Glorioso foi campeão naquele ano sobre o Santos na decisão.
Já em 2016, o Botafogo saiu da zona de rebaixamento para a classificação para a Libertadores. As vitórias seguidas sobre Corinthians (2 a 0), Figueirense (1 a 0), Internacional (1 a 0), Atlético-MG (3 a 2) e Santa Cruz (1 a 0) foram fundamentais na arrancada.
Em 2023, o Botafogo está irregular no segundo turno, mas no primeiro turno teve duas séries de vitórias, uma de cinco consecutivas e outra de seis. Os últimos jogos no Brasileirão, já com Tiago Nunes no comando, serão contra Fortaleza, Santos, Coritiba, Cruzeiro e Internacional. Caso não vença os cinco, para ser campeão precisará que concorrentes também percam pontos.