O “UOL” publica nesta terça-feira (8/10) que a Federação Inglesa “entrou em contato para pedir documentos e informações que serão anexados à investigação sobre manipulação de resultados“. Reportagem publicada pelo site também será anexada. Segundo o veículo, ela “traça pela primeira vez uma conexão” entre Lucas Paquetá, do West Ham, e Luiz Henrique, do Botafogo e ex-Betis.
A investigação da Federação Inglesa é sobre o caso Lucas Paquetá, suspeito de receber cartões amarelos para favorecer apostas esportivas e manipulação de resultados. Ele deve ser julgado em março de 2025. O “UOL” relaciona o recebimento de R$ 40 mil por parte de Luiz Henrique, vindo de tio e primo de Paquetá, a cartões recebidos nos jogos do Betis contra Getafe e Celta, no início de 2023, apesar de todas as partes negarem. As partidas citadas sequer são tidas como suspeitas na Europa.
Não há qualquer investigação contra Luiz Henrique, uma vez que a Federação Espanhola não abriu processo, liberando o jogador para atuar normalmente. A Federação Inglesa sequer avaliou o caso, por estar fora da jurisdição das instituições britânicas.
O Botafogo já se posicionou sobre o caso, com duras críticas ao “UOL”, que publicou a reportagem às vésperas do jogo decisivo com o São Paulo, pelas quartas de final da Libertadores. Relembre abaixo:
“O Botafogo não vai aceitar mais um episódio da agenda difamatória do UOL que já dura meses. Desta vez, decidiram publicar esta reportagem na véspera do jogo decisivo contra o São Paulo FC, pela Copa Libertadores, com o objetivo claro de desestabilizar para impactar o resultado. Quais os reais interesses por trás dessa linha editorial?
O clube reitera a vergonhosa postura deste veículo a cada dia mais regionalista (paulista) e descredibilizado, que se mostra absolutamente incomodado com o recente crescimento esportivo e institucional do Botafogo.
Como consta no Certificado Oficial expedido pela Diretora Jurídica da La Liga (1ª divisão espanhola), não há investigação ou pendência jurídica desta natureza envolvendo o jogador Luiz Henrique.
O Botafogo não vai se abalar. Com seu elenco forte e unido, embarca com o apoio da sua torcida na tarde de hoje para São Paulo em busca da classificação para as semifinais da Libertadores“, escreveu o clube, em nota enviada ao “UOL” no dia 24 de setembro.