Há quase dez anos na China, Elkeson se acostumou com salários altos e bem acima da realidade do futebol brasileiro. Livre no mercado após sair do Guanghzou Evergrande, o atacante de 32 anos interessa ao Botafogo, porém o fator financeiro é um empecilho.
Por outro lado, o clube acredita que tem um trunfo para uma possível contratação.
– Adoraria trazer o Elkeson, é um sonho. Temos que abrir negociação, mas é muito caro. Tem uma vantagem que ele quer vir para o Rio, o filho dele mora no Rio. Quem sabe? Sonhar não mata – disse o presidente do Botafogo, Durcesio Mello, à AMIB (Associação das Mídias Independentes do Botafogo).
Curiosamente, em novembro de 2016 Elkeson realizou treinos no Botafogo para manter a forma e disse ter vontade de voltar ao clube em “cinco, seis anos”.
– Tenho vontade sim de vestir novamente a camisa do Botafogo, mais experiente. Quando vim, estava começando a minha carreira. Minha intenção é continuar mais uns cinco, seis anos fora do país, depois quem sabe retornar ao Botafogo. Tenho vontade sim de vestir essa camisa. O torcedor pode pensar que vou voltar já velho, em fim de carreira, mas não, sou um cara que me cuido bastante, espero jogar em alto nível até os 35, 36 anos – declarou Elkeson na época.