Lembra do Rafael Traci? VAR em Botafogo 3 x 4 Palmeiras, ele não faz mais parte do quadro da Fifa indicado pela CBF, segundo o blog da comentarista de arbitragem Renata Ruel na ESPN, e não apita jogos de elite de futebol nacional desde novembro de 2023.
Traci está afastado da elite desde 12 de novembro de 2023, quando foi o VAR em Grêmio 0 x 1 Corinthians. Na ocasião, ele não chamou o árbitro para rever um pênalti claro para o clube visitante, na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Segundo Renata Ruel, ele “era um dos nomes mais escalados na função pela CBF e até mesmo pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).”
Em 2024, Rafael Traci não foi escalado em nenhum jogo da Série A do Brasileirão. Ele atuou como VAR em Vila Nova 2 x 0 Guarani e vai trabalhar em Mirassol x Ceará, nesta segunda, pela Série B. Além disso, está escalado para Fluminense x São Paulo, quarta, às 11h, em Volta Redonda, na final da Copa do Brasil Sub-17.
Traci teve a atuação contestada em Botafogo 3 x 4 Palmeiras, por ter chamado o árbitro Braulio da Silva Machado para expulsar Adryelson, em lance que o juiz não tinha dado nem cartão amarelo. Além disso, já esteve em outros jogos polêmicos, como Internacional 2 x 3 Botafogo em 2022, quando recomendou revisão, pênalti e expulsão para Philipe Sampaio, logo no início, por bola que bateu em sua barriga. Na ocasião, foi parar na geladeira da CBF.
Ele foi ainda o VAR que recomendou a expulsão de Marçal em Corinthians 1 x 0 Botafogo em 2023. Outros jogos que trabalhou foram: Goiás 2 x 1 Botafogo, Palmeiras 0 x 1 Botafogo, Botafogo 2 x 0 Red Bull Bragantino, Cruzeiro 0 x 0 Botafogo e Botafogo 1 x 1 Goiás.
Polêmica no substituto
O blgo da Renata Ruel revela ainda que Rafael Traci foi substituído pela CBF no quadro da Fifa por Diego Pombo Lopez, de 37 anos. Ex-participante de “A Fazenda”, o conterrâneo do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues (como aponta o blog), obteve o escudo Fifa “sem os requisitos necessários para tal”.
A inclusão do nome de Diego Pombo Lopez foi em 27 de setembro de 2023, quando tinha zero jogos como árbitro de vídeo na Série A. Sua primeira partida foi apenas em14 de outubro. A Fifa, por sua vez, solicita que “os árbitros de vídeo (VMOs) propostos deverão ter arbitrado regularmente os jogos em o mais alto nível na associação membro do seu país durante pelo menos dois anos e ter atuado pelo menos em 15 partidas como VMO. Eles também podem ser certificados diretamente pela FIFA ou pelas Confederações. Não há nenhum requisito de aptidão para esta função”.