O Botafogo é o único clube do Rio de Janeiro que ainda não assinou nenhuma carta se posicionando sobre a questão da Liga. Segundo o repórter João Pedro Fragoso, do jornal “O Globo”, a posição alvinegra segue de independência, tentando fazer os clubes dialogarem e chegarem a um denominador comum.
Nesta segunda-feira, o Vasco anunciou sua adesão à Liga Brasileira de Clubes (Libra), grupo criado por Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Red Bull Bragantino, Cruzeiro e Ponte Preta.
“O Club de Regatas Vasco da Gama informa que, por decisão unânime da Diretoria Administrativa e pensando na importância da união dos clubes brasileiros, aderiu à Libra (Liga do Futebol Brasileiro). O Vasco acredita que a implantação da liga é fundamental para o futuro do futebol brasileiro e que o diálogo será fundamental para que seja encontrado um equilíbrio que atenda aos clubes e ao futebol como um todo. O Vasco da Gama trabalhará em conjunto com os parceiros membros da Libra para que esse entendimento seja alcançado no prazo mais curto possível”, divulgou o Vasco.
O Fluminense, por sua vez, na semana passada, foi um dos clubes que divulgou uma carta repudiando os termos estabelecidos pela Libra e pedindo uma nova divisão de cotas. Athletico-PR, Ceará, Cuiabá, Atlético-GO, Fortaleza e Avaí foram outros clubes da Série A que assinaram o documento.
Nesta segunda-feira, um bloco formado por 23 clubes também se manifestou contrário aos termos estabelecidos pela Libra, comunicou ausência no encontro marcado para quinta-feira na sede da CBF e marcou uma reunião na semana que vem para debater uma liga, convidando também os fundadores da Libra.
Em cima do muro
Além do Botafogo, também não assinaram a carta desta segunda-feira nem oficializaram a entrada na Libra os seguintes clubes das Séries A e B: Atlético-MG, Internacional, Grêmio, Guarani, Bahia, Novorizontino e Ituano.