COM DOIS A MENOS, BOTAFOGO PERDE PARA O VASCO EM CLÁSSICO TUMULTUADO NO MARACANÃ

COM DOIS A MENOS, BOTAFOGO PERDE PARA O VASCO EM CLÁSSICO TUMULTUADO NO MARACANÃ
Vítor Silva/Botafogo

Prejudicado por duas expulsões precoces – uma no início do primeiro tempo e outra pouco antes do intervalo – e pela pavorosa arbitragem, o Botafogo foi derrotado pelo Vasco por 2 a 0 na noite desta quinta-feira (16), no Maracanã, em jogo atrasado da terceira rodada do Campeonato Carioca.

Foi o primeiro revés do Glorioso no Estadual com o time principal, num jogo para lá de atípico. O resultado manteve o Fogão na segunda posição, com 16 pontos, mas agora a distância para o quinto colocado está em três pontos, faltando três rodadas para o término da primeira fase (veja a classificação no fim do texto).

O jogo

Qualquer plano de jogo do Botafogo foi por água abaixo logo aos 11 minutos, quando Adryelson puxou Alex Teixeira, que sairia sozinho em direção ao gol, e foi expulso. Com um a menos, o Glorioso só se defendeu. Dois minutos após o lance, Pedro Raul cobrou falta, a bola desviou na barreira e saiu com perigo. Na sequência, o Vasco encaixou o contra-ataque, Lucas Piton pegou o rebote do cruzamento e chutou forte, para grande defesa de Lucas Perri.

Não bastasse a expulsão, o Botafogo ainda perdeu depois o zagueiro Philipe Sampaio, que caiu no gramado passando mal e saiu de ambulância. O Vasco seguiu atacando, mas Lucas Perri fez outra defesaça, desta vez numa bomba de Barros. Perto dos acréscimos, o Cruz-Maltino perdeu a chance mais clara: Gabriel Pec rolou da esquerda e Pedro Raul, sozinho na pequena área, conseguiu perder, mandando para fora do gol.

Se já estava ruim, a situação ficou ainda pior. O péssimo árbitro Yuri Elino apontou pênalti de Carli em Pumita Rodríguez, que não houve. Ele revisou o lance no monitor do VAR e cancelou a marcação. No entanto, após o pênalti inexistente assinalado, houve uma confusão, e o lateral Rafael acabou se descontrolando e foi expulso, deixando o Glorioso com apenas nove em campo. Uma situação complicadíssima.

Com dois a menos, o Botafogo não tinha outra alternativa a fazer um jogo de pura luta no segundo tempo. Mas seria difícil. E não teve jeito. Depois de duas grandes defesas de Lucas Perri, o Vasco saiu na frente – com uma ajudinha do juiz. Após uma falta de ataque de Victor Sá que não existiu, Pumita Rodríguez cruzou da direita e Alex Teixeira, se antecipando a Danilo Babosa, cabeceou para fazer 1 a 0.

Sem alternativas, o Botafogo sofreu o segundo gol depois na bola parada, aos 24 minutos. Após escanteio da direita, Pedro Raul, também de cabeça, fez 2 a 0. O Glorioso, mesmo com dois a menos, quase conseguiu diminuir aos 36, num chutaço de Gabriel Pires que o goleiro Halls espalmou com dificuldade. E ficou nisso.

Próximos jogos do Botafogo

O Botafogo só volta a campo agora no dia 25 para enfrentar o Flamengo, às 18h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 9ª rodada do Campeonato Carioca. Depois, é a vez de estrear na Copa do Brasil diante do Sergipe, dia 2 de março, às 20h, no Estádio Batistão, em Aracaju.

FICHA TÉCNICA
VASCO 2 X 0 BOTAFOGO

Estádio: Maracanã
Data-Hora: 16/2/2023 – 20h30
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Fifa/RJ) e Gustavo Mota Correia (RJ)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Renda e público: R$ 2.516.974,50 / 40.058 pagantes / 43.366 presentes
Cartões amarelos: Galarza, Barros e Eguinaldo (VAS); Adryelson, Igo Gabriel, Luís Castro, Carli e Matheus Nascimento (BOT)
Cartões vermelhos: Adryelson 11’/1ºT e Rafael 52’/1ºT (BOT)
Gols: Alex Teixeira 10’/2ºT (1-0) e Pedro Raul 24’/2ºT (2-0)

VASCO: Halls; Pumita Rodríguez, Miranda, Léo e Lucas Piton; Rodrigo (De Lucca 30’/2ºT), Barros (Erick Marcus – Intervalo) e Galarza (Nenê – Intervalo); Alex Teixeira (Eguinaldo 30’/2ºT), Pedro Raul e Gabriel Pec (Paulo Victor 42’/2ºT) – Técnico: Mauricio Barbieri.

BOTAFOGO: Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Victor Cuesta e Hugo; Tchê Tchê, Marlon Freitas (Philipe Sampaio 14’/1ºT, depois Carli 29’/1ºT) e Gabriel Pires; Lucas Piazon (Daniel Borges – Intervalo), Tiquinho Soares (Danilo Barbosa – Intervalo) e Victor Sá (Matheus Nascimento 33’/2ºT) – Técnico: Luís Castro.

VÍDEO | Gols e melhores momentos de Vasco 2×0 Botafogo:

Classificação atualizada do Campeonato Carioca-2023:

Classificação fornecida por Sofascore

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários