O clássico entre Vasco e Botafogo, marcado para o próximo domingo (8/2), às 18h, pela última rodada da Taça Guanabara do Campeonato Carioca, pode ser realizado em São Januário, informou a “Rádio Tupi”.
Pelo regulamento, os clássicos precisam ter carga de ingressos dividida igualmente, o que não é possível em São Januário por questões de segurança. Porém, há um acordo sendo debatido entre os clubes.
O Maracanã, que poderia ser uma opção, vai receber jogos no sábado (Flamengo x Sampaio Corrêa) e domingo (Fluminense x Maricá). A situação foi esclarecida por Marcelo Vianna, diretor de competições da Ferj.
– É sempre uma configuração mais complexa. Vão acontecer algumas partidas no Maracanã tanto no sábado quanto no domingo e isso inviabiliza a realização do jogo no Maracanã. O regulamento determina que o estádio para sediar um clássico precisa ser dividido em 50% para cada torcida. O que permite um clássico acontecer em São Januário é um acordo entre os clubes. Isso que vem sendo costurado – disse Vianna à “Rádio Tupi”.
– Já encaminhei um documento para a Polícia Militar pra fazer a solicitação da excepcionalidade para o jogo ser em São Januário. Acredito que até amanhã a gente consiga determinar para a partida Vasco e Botafogo ser jogada em São Januário – completou o dirigente.
A outra opção seria o Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, que poderia ter divisão igualitária de torcidas. Se o jogo for em São Januário, o Botafogo ficaria apenas com a carga geralmente destinada aos visitantes – cerca de 10% do total de ingressos.
Situação idêntica a 2025
Caso o clássico seja em São Januário, vai se repetir a situação que aconteceu em 2025. Na última rodada da Taça Guanabara do Carioca, Fluminense e Flamengo também tinham compromissos no fim de semana no Maracanã, e o Vasco enfrentou o Botafogo em São Januário, com apenas 5% da carga para os botafoguenses – o clássico terminou 1 a 0 para o Vasco, com gol de Vegetti.