A CBF divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro e, com ela, o regulamento. E confirmou que o vice-campeão da Copa do Brasil de 2026 conquistará uma vaga na pré-Libertadores de 2027, segundo o “UOL”.
Com isso, o Brasileirão deixa de distribuir uma vaga. Agora, os quatro primeiros conquistam classificação para a fase de grupos da principal competição da Conmebol e só o quinto vai para a pré.
Se um clube ganhar uma vaga na Libertadores via Brasileirão e Copa do Brasil, ele poderá escolher a opção mais vantajosa — sendo a vaga “inferior” repassada ao Brasileirão.
Ou seja: se o Botafogo for campeão brasileiro (vaga direta) e vice da Copa do Brasil (vaga na pré-Libertadores), a vaga na fase prévia vai para outro clube do Brasileirão, e não para um semifinalista da Copa do Brasil.
Caso um clube brasileiro seja campeão da Libertadores, a vaga adicional na competição será acrescentada na Série A, como já vem acontecendo.
Se o campeão da Copa do Brasil já tiver acesso à Libertadores por outras competições, a vaga direta passará ao vice da Copa do Brasil, e a vaga na pré-Libertadores sobressalente será via Brasileirão.