Reforço contratado ao Botafogo junto ao Burnley (ING), Vitinho terá sua primeira grande oportunidade no futebol brasileiro neste segundo semestre de 2024. Feliz pelo acerto, o lateral-direito acredita que o estilo de jogo do técnico Artur Jorge será um trunfo para mostrar seu futebol.
– Quando saio do Brasil, é como jogador muito ofensivo. Ao longo do tempo, joguei em várias posições, tenho fácil adaptação. Na Bélgica, tive que mudar meu estilo, era um time mais defensivo. Na Inglaterra, o time tinha mais a bola, eu participava mais do ataque. Já vinha acompanhando o Botafogo, conversei com o Mister, gosta de laterais que ataquem. Eu gosto, fico feliz. Minha adaptação no Botafogo vai ser fácil, porque é um time que gosta da bola, quer ter o jogo, quer propor. Vou ter essa facilidade – salientou Vitinho, na apresentação oficial.
– Quando saí do Brasil, muito novo, aprendi a ser mais maduro dentro de campo e na vida. No Burnley, aprendi bastante com Kompany [técnico e ex-zagueiro belga], taticamente um dos melhores do mundo por ter trabalhado com Guardiola. Eu evoluí, dentro de campo, mentalmente, chego no Brasil muito mais maduro. Espero usar tudo que aprendi na Europa no Botafogo – complementou.
Seleção Brasileira foi um dos temas mais comentados na entrevista coletiva. Vitinho prefere manter o foco no Botafogo.
– Em relação a voltar para o Brasil, estamos acompanhando o futebol brasileiro crescendo e em especial o Botafogo. Venho primeiro pensando no Botafogo, em fazer meu trabalho e, como consequência do meu trabalho, ter chance na Seleção Brasileira. Não é pelo fato de como Dorival [técnico da Seleção Brasileira] trabalha, para convocação tudo depende do nosso trabalho no Botafogo e no Brasil. Fico feliz de jogadores que atuam no Brasil estarem sendo convocados, mas tudo depende de nós e desse time. Se acontecer, vou estar feliz. Mas vamos trabalhar para isso – afirmou Vitinho.
Leia outras respostas de Vitinho:
Mudança de pensamento para vir para o Brasil
– Um ano é muito tempo, as coisas mudam. Tive conversa com meu estafe, minha família, o próprio Botafogo. O projeto era muito bom, me agradou, decidi vir. Simples.
Posição de origem
– Minha posição que gosto de jogar, me sinto confortável, é lateral-direito. Claro que às vezes tenho que jogar em outras posições, para ajudar o treinador, mas onde gosto de jogar é na lateral direita.
Primeiros contatos
– Foi bem rápido. Jogadores e estafe estão de folga, Artur Jorge explicou como o Botafogo joga, como pensa o jogo. No treino, vi todos os jogadores, o estafe, não tive muito contato. Foram só esses dez minutos, vamos ver a próxima semana.