O Botafogo já tem certas as chegadas de Marlon Freitas e Luis Segovia para 2023, apesar de ainda não poder fazer o anúncio oficial. O segundo é considerado uma aposta e é desconhecido de grande parte da torcida. O zagueiro equatoriano chega do Independiente Del Valle com ótimas referências.
Gabriel Corrêa, analista da Footure, plataforma de dados e scouting, fez um vídeo explicando as principais características de Segovia (veja no fim do texto). O zagueiro atuava num esquema 3-4-1-2 no clube equatoriano, pelo lado esquerdo, e também pode atuar como lateral-esquerdo.
– Segovia está sempre no campo de ataque, por atuar num time dominante da liga, construindo muito. A principal característica do Segovia hoje me parece a construção, ajuda muito na saída de bola e encontra o passe nas costas da linha defensiva adversária na profundidade para o atacante. Na maioria das vezes enfrenta adversários bem fechados, o Segovia é importante para dar esse passo em profundidade – destacou Corrêa.
Nesse estilo construtor, Segovia acaba se encaixando num estilo de jogo do qual o técnico alvinegro Luís Castro gosta de trabalhar.
– Na maioria das vezes, ele conduz a bola e fica à frente até do primeiro volante do time. E o Segovia não faz só aquele passe às costas da defesa, tem passes que buscam o jogador no espaço entre linhas, algo que o Luís Castro pede muito nos seus times – observou.
Em relação à parte defensiva, Gabriel Corrêa destacou que Segovia é muito forte no jogo aéreo e na cobertura, mas precisa trabalhar melhor quesitos como velocidade e agilidade.
– O Independiente del Valle defende com linhas muito altas, e o Segovia tem como característica antecipar a linha para ganhar no jogo aéreo. Tem uma boa impulsão e pode ganhar esse tipo de duelo. Como é um time que constrói lá em cima, ele va tentar ser agressivo o mais rápido possível: perdeu a bola, ele vai tentar recuperar – explicou Corrêa, finalizando:
– Não é um zagueiro para duelo de mano a mano. Faz coberturas muito firmes, mas não é um zagueiro tão rápido assim, mas ele vai conseguir. É um zagueiro que tem certa velocidade, talvez para o Campeonato Brasileiro precise trabalhar mais essa parte. Tem certa agilidade, mas não é tão ágil com os pés para fazer o desarme. Ele funciona mais para um desmarque mais curto. Ele prefere não caçar o adversário a todo instante.








