Comentarista dos canais ESPN, Zé Elias detonou a arbitragem de Botafogo 3×4 Palmeiras por ter expulsado o zagueiro alvinegro Adryelson na disputa com Breno Lopes. O ex-volante não poupou críticas ao VAR Rafael Traci, que recomendou ao árbitro Braulio da Silva Machado a revisão do lance no monitor, após o juiz nem sequer ter aplicado cartão amarelo.
– O Traci é péssimo. Ele é tão ruim que deixou o campo para ir para o vídeo, e no vídeo ele continua fazendo as mesmas besteiras que ele fazia dentro de campo – desabafou Zé Elias, que criticou a análise feita na sala do VAR.
– Ele pega a pior câmera para analisar o lance como esse. A melhor câmera é a câmera de frente. Se ele pega essa câmera, ele iria perceber que o Adryelson chega primeiro na bola, chuta a bola no Breno Lopes, o Breno Lopes não sabe onde vai a bola, fica procurando e aí ele vê que a bola está na frente. A falta depois não foi nem o puxão, foi a perna esquerda do Adryelson por baixo. Quando passam a câmera de cima, a impressão que dá é que o Adryelson faz falta. O Adryelson chega dividindo, antes do Breno Lopes – observou Zé Elias.
O comentarista recordou uma apresentação da comissão de arbitragem da Federação Paulista para apresentar a ferramenta e repetiu as críticas a Rafael Traci.
– Quando a Federação Paulista apresentou o VAR aqui, eles me chamaram e a primeira coisa que eles falaram para os árbitros foi: “Não se apaixonem pela primeira câmera”. O Traci errou feio nisso. O Adryelson chega primeiro na bola, chuta a bola, o Breno Lopes coloca o pé, divide, ele procura a bola, não tem o controle. Segundo lance que precisa ser analisado: o Adryelson não caiu. Existe a possibilidade de recuperação do Adryelson, e o Cuesta está fechando dentro da área. O juiz tem que ter o mínimo de entendimento para fazer a leitura correta do lance – disse.
– Se o Traci não fez a opção por essa câmera de baixo, é porque são ruins. Ele era fraco no campo e continua sendo horrível e péssimo no VAR, mesmo com o auxílio das câmeras – completou.
Zé Elias também não poupou o árbitro de campo das críticas. Braulio da Silva Machado deu a falta e não mostrou nenhum cartão, mas depois de rever o lance no monitor decidiu pela expulsão.
– O Braulio está vendo o lance, está vendo tudo, está de frente. Ele teria a noção exata. Se o Breno estivesse indo diretamente para o gol, nem haveria a necessidade do VAR. Ele vem na diagonal do lance, está vendo todo o lance, viu que houve uma disputa de bola, a bola não está dominada, tanto é que ele nem deu amarelo – encerrou Zé Elias.