Botafogo e Flamengo se preparam para a Supercopa do Brasil, que reunirá o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil domingo, em Belém. Na visão do comentarista Zinho, há uma vantagem em relação à recuperação física para o time alvinegro, porque vai enfrentar o Fluminense quarta, enquanto o rubro-negros jogam contra o Sampaio Corrêa quinta, ambos pelo Campeonato Carioca.
– Me chamou a atenção o Botafogo não colocar pelo menos alguns dos titulares no jogo contra o Bangu. É claro que se apresentou bem depois dos outros, jogou o Mundial, e as férias foram prolongadas merecidamente, mas eu acreditava que já ia jogar alguns atletas, ganhariam um ritmo de jogo mesmo. Está se falando que vai ser muito no clássico contra o Fluminense, mas mesmo assim 90 minutos num clássico que a gente sabe que a rivalidade é um jogo diferente, a rivalidade é maior, há um empenho, uma dedicação do atleta para um Clássico, chama muito mais atenção. É na quarta, tem um tempo aí para se recuperar para o jogo da final da Supercopa, mas assim mesmo para o início de temporada, o risco é maior – iniciou Zinho, na ESPN.
– Por isso que eu acho que no caso do Flamengo, a estratégia na minha opinião era que tinha que jogar com o time titular contra o Volta Redonda, porque agora contra o Sampaio Corrêa você pode mesclar, você não precisa botar todo mundo. Você pode até botar metade e a outra metade está no banco, entra depois, sabe, você mesclar um pouquinho, você não dá uma minutagem, principalmente para aqueles jogadores que têm um desgaste maior no jogo, jogador de meio campo, laterais. Dos jogadores que exploram muito mais a velocidade você pode controlar a minutagem para que você esteja inteiro para o jogo, ainda mais que o Flamengo joga na quinta – prosseguiu.
– Acho que o Flamengo teria que jogar na quarta também, mesmo horário de Botafogo, tem essa coisa, Nilton Santos, Maracanã, encontro, os caras brigam, infelizmente brigam de qualquer jeito. Eu estou pensando numa recuperação, o Flamengo jogar na quinta e o Botafogo na quarta, há uma vantagem nessa coisa de você se recuperar, mas o Botafogo corre o risco grande porque vai ser o primeiro jogo. Então assim, é dificuldade para o início de temporada, mas jogos grandes, importantes, principalmente o Botafogo, o Botafogo é clássico contra o Fluminense, não dá para você também ir com a garotada de sub-20 agora, o Flamengo contra o Sampaio, eu acho que pode sim e inteligentemente poupar vários jogadores – completou.
O Botafogo vai estrear seu time titular quarta-feira, no clássico com o Fluminense, no Estádio Nilton Santos.