Análise: formado na Europa, reforço do Botafogo Victor Sá é atacante de lado que gosta de marcar gols

Análise: formado na Europa, reforço do Botafogo Victor Sá é atacante de lado que gosta de marcar gols
Arquivo pessoal

O Botafogo continua reforçando o elenco para a disputa do Brasileirão e teve confirmada a contratação do atacante Victor Sá, pelo Al-Jazira, nesta segunda (21). O jogador de 27 anos custou US$ 2,5 milhões aos cofres alvinegros e assinou contrato de três anos. Primeiro reforço para o ataque da Era Textor, tem como características a velocidade aliada a um bom controle de bola, ótima capacidade de drible e boa visão de jogo que potencializa o acerto em suas decisões.

Victor atuou poucas vezes no Brasil, em divisões inferiores do Campeonato Paulista, além de passagem pela base do Palmeiras. Sua rapidez e capacidade de jogar atacando as costas da linha de defesa chamaram a atenção do Kapfenberger da segunda divisão austríaca. Em duas temporadas marcou 30 gols e deu 11 assistências em 69 partidas. O bom desempenho o levou ao LASK Linz, um dos times mais tradicionais do país. Em sua nova equipe, disputando a primeira divisão nacional, a copa e a Liga Europa, balançou as redes 27 vezes em 54 jogos. Destaque para a temporada 2018/19, quando marcou 20 gols e distribuiu sete assistências.

https://imgur.com/sH4Wqng

A atuação dominante no futebol austríaco credenciou o atacante para voos mais altos. O Wolfsburg, da Alemanha, apostou no brasileiro na montagem do elenco para a temporada 19/20. A mudança significou um passo adiante na carreira de Victor Sá, que precisou provar seu valor em um campeonato com exigências técnicas, táticas e físicas mais altas. Em seu primeiro ano, disputou 41 jogos (24 como titular), marcou cinco gols e deu quatro assistências. Na segunda temporada, perdeu espaço no elenco, atuou 27 vezes (21 como titular), com quatro gols marcados e duas assistências.

Victor Sá não atingiu o nível esperado na Bundesliga e foi colocado como negociável pelo time alemão. O Al-Jazira pagou 3,5 milhões de euros para contar com os serviços do atacante em 2021. Pela equipe dos Emirados Árabes Unidos foram 28 jogos (22 como titular), quatro gols e cinco assistências. Recentemente, defendeu seu time no Mundial de Clubes da FIFA

Análise Victor Sá

Destro, o atacante prefere atuar pelo lado esquerdo do ataque, por onde é incisivo no um-contra-um e contribui com muita velocidade e profundidade para sua equipe. Foi nessa posição que alcançou o sucesso na Áustria e jogou o melhor futebol de sua carreira. Victor também pode atuar pelo lado direito ou como um segundo atacante, flutuando ao redor de um centroavante e chegando de trás para finalizar. No futebol europeu, desenvolveu a finalização e compreendeu que a função de um jogador de lado de campo não é apenas dar passes para gol, mas também entrar na área e marcar gols. Em 228 jogos na carreira, marcou 70 gols (média de 0,31 por jogo).

https://imgur.com/CwQeyPO

Para a posição e função que Victor Sá exerce, o Botafogo conta com Diego Gonçalves, um dos destaques do Glorioso em 2021. Além do alto investimento e da qualidade técnica que vai precisar mostrar em campo, a experiência europeia pode auxiliar na assimilação de conceitos táticos trazidos por Luís Castro e deve dar a Victor vantagem na disputa pela posição.

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários