O Botafogo anunciou nesta segunda-feira a chegada de João Paulo Costa, novo coordenador metodológico do clube. Português de 50 anos, ele foi uma indicação do técnico Luís Castro e ficará responsável por criar um padrão único do profissional às categorias de base, englobando também o futebol feminino.
Mas quem é João Paulo Costa? Formado em educação física pela Faculdade de Motricidade Humana, é um profissional muito respeitado em Portugal e atuante na área acadêmica, atuando como professor adjunto na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, em Portugal. É constantemente convidado para debates e conferências sobre teoria do futebol.
Além disso, o profissional tem no currículo aulas ministradas para os cursos de técnico da UEFA para as categorias B e C e contribuições também à Federação Portuguesa de Futebol, como membro do grupo de estudos do Plano de Desenvolvimento Estratégico para o Futebol Feminino.
“Apaixonado pelo JOGO e pelo COMPARTILHAMENTO do que ‘ele’ pede e entrega”, define-se em sem perfil numa rede social de negócios.
Dentro de campo
Em relação ao campo especificamente, João Paulo acumula experiências desde as categorias de base menores, como sub-8, até os profissionais. O clube pelo qual mais trabalhou foi o Benfica, entre 1997 e 2005, nas categorias sub-11, sub-12, sub-14 e sub-15.
Depois, trabalhou por três anos no Sporting como coordenador técnico das escolas de formação do clube e também colaborou na área de internacionalização da base. Ele foi ainda coordenardor técnico, técnico e assistente na base do Oriental, de Lisboa, e olheiro e auxiliar no Estoril.
Na categoria profissional, Costa trabalhou também como assistente técnico do Olivais Sul, clube no qual iniciou sua carreira, e foi treinador do Libolo, de Angola, pelo qual conquistou títulos da liga nacional, Copa da Angola e Supercopa. Ele possui as licenças UEFA Pro e CAF A, da confederação africana.