Em meio ao nervosismo (antes) e à alegria (depois) do jogo contra o Nacional-URU, o Botafogo fechou duas contratações de estrangeiros: o meia chileno Leo Valencia, ex-Palestino, e o atacante argentino Andrés Ríos, do Defensa y Justicia. Enquanto o primeiro acabou de ser vice-campeão da Copa das Confederações pelo Chile, o segundo é mais uma incógnita.

Andrés Lorenzo Ríos tem 27 anos e foi revelado nas categorias de base do River Plate, tendo também disputado o Sul-Americano Sub-20 de 2009 pela seleção da Argentina. Jogou também pelo Wisla Cracóvia (Polônia), Deportivo Cuenca (Equador), América (México) e Leones Negros (também do México), até chegar ao Defensa y Justicia, seu último clube.

Andrés Ríos pelo Defensa y Justicia

Andrés Ríos fez oito gols na última temporada pelo Defensa y Justicia

Andy Ríos é um atacante com poucos gols na carreira, é verdade. Um deles de triste memória para os alvinegros (o terceiro na derrota por 4 a 2 para o River Plate que eliminou o Botafogo nas oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2007). Sua melhor temporada foi pelo Deportivo Cuenca, do Equador, em 2013, quando marcou 22 gols em 40 jogos.

Mas, no Defensa y Justicia, clube que ficou famoso por aqui este ano ao eliminar o São Paulo na Sul-Americana, Andy fez alguns gols que mostram um estilo bem diferente ao de Roger. E isso é bom, porque hoje Jair Ventura não tem alternativas. Roger é mais centroavante, de fazer o pivô. Ríos joga tanto centralizado quanto pelas pontas, mas tem boa finalização e presença na área, além de uma estatura menor (1,80m).

Gols pelo Defensa y Justicia

Neste vídeo acima, estão os oito gols marcados por Ríos nos 27 jogos da temporada 2016/2017 do Campeonato Argentino. Há gol de cabeça, de direita, de esquerda, de pênalti, de carrinho. Porém, o que mais chama a atenção é o marcado contra o Sol de Mayo, pela Copa Argentina, quando ele dá um chapéu no zagueiro de costas e solta uma bomba. Está lá também um gol pela Copa Argentina de 2006, contra o Independiente.

Ríos vem para somar, e acredito que vai ajudar muito. Precisamos de peças para dar alternativas a Jair, e ele encaixa-se nesse perfil.

Saudações alvinegras!