A CBF reconheceu nesta sexta-feira (25/8) o título da Copa dos Campeões Estaduais de 1937 conquistado pelo Atlético-MG como o primeiro Campeonato Brasileiro da história, tornando assim o Galo tricampeão. E o Botafogo, campeão brasileiro em 1968 e 1995, conquistou esse mesmo torneio em 1931.
A Copa dos Campeões Estaduais foi criada pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), precursora da CBF, em 1920. Na ocasião, o título foi conquistado pelo Paulistano (SP). Depois, houve edições em 1931 (Botafogo), 1937 (Atlético-MG) e 1967 (vencida pelo Bangu).
O Botafogo, então Football Club, conquistou este título em 1931 em apenas um jogo. Isso porque o Corinthians, campeão paulista, desistiu de participar da competição, que teve sede em Pelotas (RS), alegando falta de dinheiro para viajar. Campeão carioca, o Glorioso derrotou o Pelotas, campeão gaúcho, por 3 a 2, com gols de Celso (2) e Juca, e ficou com a taça.
Antes de continuar, vale uma observação. Antes, naquele mesmo ano, o Botafogo conquistou a Copa dos Campeões Rio-São Paulo, em cima do Corinthians. No primeiro jogo, em São Paulo, o Timão venceu por 2 a 0. Porém, na volta, o Glorioso aplicou uma goleada história de 7 a 1 no Rio. Será que foi esse o real motivo da desistência do Corinthians?
Continuando… Recortes de jornais à época registraram a vitória alvinegra, num muito disputado jogo no sul do país e com um público de mais de 20 mil torcedores. Longe de haver a tecnologia dos tempos atuais, com a fotografia jornalística ainda incipiente, a imprensa do Rio não conseguiu registrar imagens.
O título do Botafogo foi estampado na capa da edição de número 100 do tradicionalíssimo e já extinto “Jornal dos Sports” (veja abaixo). A delegação alvinegra recebeu até mesmo a visita da Miss Universo Yolanda Pereira na cidade gaúcha, que ofereceu um chá aos jogadores e recebeu flores como retribuição dos atletas, antes de voltar ao Rio de Janeiro de navio.
O título do Atlético-MG
A Copa dos Campeões Estaduais de 1937, conquistada pelo Atlético-MG, teve também a participação de Fluminense, Portuguesa (SP), Rio Branco-ES, Aliança (de Campos, RJ) e Liga Sportiva da Marinha do Brasil – os dois últimos foram eliminados ainda na fase preliminar. Os jogos foram realizados no Estádio das Laranjeiras.
O Atlético-MG estreou sendo goleado pelo Fluminense por 6 a 0, depois empatou com o Rio Branco-ES em 1 a 1 e, na sequência, venceu Portuguesa-SP (5 a 0), Fluminense (4 a 1), Rio Branco-ES (5 a 1) e Portuguesa-SP novamente (3 a 2), ficando com o título.
FICHA TÉCNICA
PELOTAS 2 X 3 BOTAFOGO
Local: Pelotas (RS)
Data: 08/07/1931
Competição: Copa dos Campeões Estaduais
Árbitro: António Penteado
Gols: Celso 5’/1ºT (0-1), João Pedro 6’/1ºT (1-1), Celso 13’/1ºT (1-2), Juca 27’/1ºT (1-3) e Marcial 19’/2ºT (2-3)
PELOTAS: Bordini; Antoninho e Grant; Marcial, Mascarenhas e Tristão; Benjamim, Ross, Tutu, Mário Reis e João Pedro.
BOTAFOGO: Sílvio; Octacílio e Rodrigues; Affonso, Benevenuto e Canalli; Álvaro, Martim, Carola, Juca e Celso.

