Como qualquer gestão, a administração Carlos Eduardo Pereira tem erros e acertos. O futebol é muito subjetivo, e tudo depende da bola ultrapassar a linha do gol e balançar a rede no fim das contas. Mas a compra do Espaço Lonier (ainda não confirmada 100%) pelo Botafogo para a construção do novo Centro de Treinamento integrado é um golaço de placa da diretoria.

A construção do novo CT para todas as categorias, incluindo o profissional, tem um valor incalculável para o futebol do Botafogo. Se hoje já conseguimos produzir bons valores e fazer campanhas dignas – ou históricas, como está sendo essa da Libertadores – com tantas dificuldades, imagine tendo um Centro de Treinamento à altura.

Espaço Lonier, novo CT do Botafogo

Espaço Lonier já dispõe de excelente estrutura e receberá obras para adequação e se tornar um CT

Hoje, o Botafogo faz os treinamentos do profissional no Estádio Nilton Santos, que não tem a estrutura necessária para se fazer dali um CT – apesar de hoje contar com o básico e que atende muito bem. Na base, são utilizados Caio Martins (que está deteriorando-se e pertence ao Governo do Estado) e o CEFAT (que não é do Botafogo e fica num local muito isolado).

Ter um CT num espaço de 200 mil metros quadrados, localizado na Zona Oeste, numa região cada vez mais valorizada, próximo ao Riocentro e relativamente perto do Parque Olímpico, com oferta de transporte inclusive, é um ganho estupendo. Ali poderemos unificar o planejamento na base e aumentar a captação de jovens, visto que o alojamento oferecerá melhor qualidade.

Walter Salles com o filho no Botafogo (Foto: Divulgação / Site Oficial do Botafogo)

Walter Salles com o filho Vicente em visita ao Botafogo em 2011 (Foto: Site Oficial do Botafogo)

Aqui, cabe um parabéns especial ao diretor da base Manoel Renha, que sempre ajudou o Botafogo no assunto e conseguiu intermediar as conversas com os irmãos Moreira Salles. Aliás, que coisa linda João e Walter estão fazendo pelo clube! Viabilizar a compra e as obras num custo de R$ 30 milhões e dar um prazo de 25 anos para pagar é quase um presente. Quer dizer, É um presente para o Botafogo.

Qual o nome do CT?

Na internet, muitos alvinegros já estão sugerindo nomes para o novo CT do Botafogo. Alguns já citaram Jairzinho, outros Heleno de Freitas. Afinal, são tantos ídolos que fica até difícil escolher um para homenagear, não é mesmo? Mas acredito que o mais justo seria batizar o local de CT Moreira Salles. Mas não sei se os próprios irmãos aceitariam. Qual a sua sugestão?

“É fácil torcer pelo flamengo, pertencer à maioria. Ser Botafogo, não: desde a escola, é uma afirmação de identidade. Significa ter opinião própria, não seguir a moda. Por isso, acho que o torcedor do Botafogo é um torcedor de fibra moral. Ser botafoguense te ensina muitas coisas a respeito da vida” (MOREIRA SALLES, João)

Saudações alvinegras!