O Botafogo foi eliminado nesta sexta-feira do Campeonato Brasileiro Sub-20, ainda está na disputa da Copa Rio Sub-20/OPG – um torneio estadual secundário -, mas o planejamento para 2022 já pode ser iniciado. Porém, seis destaques da equipe de Ricardo Resende têm contrato se encerrando no fim deste ano.
São eles o goleiro Igo Gabriel (emprestado pelo CSA), os zagueiros Ewerton (emprestado pelo Mirassol) e Henrique Luro, o lateral-direito Vitor Marinho e o meia-atacante Vitinho (ambos emprestados pelo Resende) e o ponta-esquerda Rikelmi (cedido pelo Juventus-SP). À exceção deste último, todos já passaram pelo profissional.
Todos eles são nascidos em 2001 e não poderão atuar na próxima temporada pela equipe sub-20 – a exceção será a Copa São Paulo, em janeiro, que permitirá atletas nascidos neste ano por conta da pandemia que cancelou a última edição. Assim, uma eventual renovação seria para compor o elenco profissional alvinegro em 2022.
Outros jogadores com contrato terminando nos próximos meses são o lateral-direito Daniel Fagundes, o volante Pedro Lucas, o meia Marlon e os atacantes Marcos Vinicius, Wesley, Cristhian e Ryan. Este último, que está emprestado pelo Nacional-SP, deve ser negociado com o New England Revolution II, dos EUA.
Jovens no time de cima no Carioca-2022
Em entrevista recente, o diretor de futebol do Botafogo, Eduardo Freeland, afirmou que o clube terá pouco dinheiro no primeiro semestre de 2022 mesmo em caso de acesso, já que a verba do TV do Brasileirão só entra quando a competição se inicia. Assim, o Glorioso pode aproveitar estes jovens do sub-20 no Campeonato Carioca.
Recentemente, o Botafogo renovou com dois jogadores do sub-20 até 2024: o meia e capitão Juninho e o centroavante Gabriel Conceição, ambos também que estão estourando a idade. Possuem contrato mais longo e também sem idade para atuar nos juniores o meia Guilherme Liberato (até 31/12/2022) e o atacante Gabriel Tigrão (30/04/2022).
Mais um ano no sub-20
Com idade para atuar mais um ano pelo sub-20 também têm contrato mais longo os goleiros Gabriel Toebe, Lucas Barreto e Maurício Queiroz, os zagueiros Carlos Henrique e Reydson, os laterais-esquerdos Juan e Lucas Meirelles, o volante Wendel, os meias Raí e Pedro China e os atacantes Dudu, Lucas Goiano e Marquinhos.
Claro, neste levantamento não levamos em conta duas joias com idade para sub-17 que são titulares do time sub-20: o volante Kauê, que tem contrato profissional até 15/11/2023; e o centroavante Matheus Nascimento, que tem acordo válido até 09/06/2023.