Keisuke Honda transcende o futebol. Ídolo no Japão, o meia do Botafogo tem se mostrado muito ativo nas redes sociais com reflexões políticas, sociais e também, claro, esportivas por conta da pandemia do novo coronavírus que afetou o mundo inteiro.
Neste domingo, o japonês mostrou-se preocupado com a saúde financeira dos clubes de futebol. Ele sugeriu que os dirigentes conversem com os atletas para fazer um corte nos salários, de quem ganha mais para quem ganha menos, proporcionalmente, com o intuito de proteger os clubes e torcedores. O Botafogo, por enquanto, não toca nesse assunto.
– Em relação às equipes profissionais, os dirigentes deveriam imediatamente sugerir cortes salariais em ordem decrescente de valores. Muitos jogadores irão entender se houver boa fé nessas discussões. Caso contrário, muitos clubes poderão entrar em colapso e, assim, deixar seus torcedores decepcionados – postou Honda no Twitter.
プロスポーツチームに関して、経営者が直ぐにでも年俸の高い選手から順に給与カットのお願いしにいくべき。誠意を持って話せば多くの選手は理解を示すはず。じゃないと潰れるチームが増えて結果的にファンが悲しむことになる。
— KeisukeHonda(本田圭佑) (@kskgroup2017) April 27, 2020
Preocupação com mais pobres e saúde mental no coronavírus
Em outras mensagens nas redes sociais, Honda também mostrou-se favorável à ajuda financeira do governo – de qualquer país – aos menos favorecidos por conta da retração financeira provocada pela pandemia do novo coronavírus e também defendeu a pluralidade de pensamentos políticos, independentemente se você é da área política ou não.
Honda também tem postado alguns vídeos em que se preocupa com a saúde mental dos cidadãos, já que muitos tiveram suas atividades paralisadas e o contato social restrito por causa da aceleração do contágio da COVID-19. No mais recente dele, o japonês pede que as pessoas tentem descobrir coisas novas em casa e não coloquem pressão para serem as melhores em suas áreas.