Quem diria, hein? A grande imprensa, sempre tão simpática ao Flamengo, está se rendendo ao ótimo trabalho do Botafogo na temporada. Numa pesquisa do Globoesporte.com com comentaristas e jornalistas, o Glorioso aparece como favorito diante dos molambos na semifinal da Copa do Brasil, quando se compara posição por posição. O milionário elenco dos sem-teto rubro-negros está abaixo dos jogadores-torcedores do Fogão.

No levantamento feito pelo site, foram ouvidas as opiniões dos comentaristas Ricardo Rocha e Raphael Rezende, do SporTV, e do jornalista Igor Rodrigues, do Globoesporte.com. Nas 11 posições, o Botafogo ficou com sete representantes, enquanto o outrora queridinho Flamengo teve apenas quatro na “seleção ideal” dos semifinalistas.

No cara-a-cara posição por posição, deu Botafogo (Reprodução/Globoesporte.com)

A escolha deles ficou assim: Gatito (3×0 contra Alex Muralha); Pará (2×1 contra Luis Ricardo), Carli (3×0 contra Réver), Juan (2×1 contra Igor Rabello) e Victor Luis (3×0 contra Renê); Matheus Fernandes (2×1 contra Márcio Araújo), Rodrigo Lindoso (2×1 contra o Trairão), Bruno Silva (3×0 contra Berrío) e Diego (2×1 contra João Paulo); Everton (3×0 contra Pimpão) e Roger (3×0 contra Felipe Vizeu).

Isso também só reforça o excelente trabalho feito por Jair Ventura. Quem, lá em janeiro, colocaria Rodrigo Lindoso à frente de William Trairão? Ou então o Carli de forma unânime superando o experiente Réver? Até mesmo no gol as opiniões da imprensa seriam diferentes, já que Alex Muralha ainda tinha uma certa moral antes de começar a falhar – e Gatito, que começou como terceira opção, virar titular e herói.

Parece que o jogo virou, né, amiguinhos? É claro que não podemos assumir o favoritismo, até porque ele não existe quando falamos em clássicos. Porém, se pegarmos o momento psicológico das duas equipes, o Botafogo com certeza está num viés mais favorável. Além disso, os desfalques do Flamengo por conta do regulamento (Diego Alves, Everton Ribeiro, Rhodolfo e Geuvânio, além de Guerrero, lesionado) pesam muito mais do que o Botafogo (Leo Valencia, Arnaldo, Marcos Vinicius e Brenner). Isso sem falar que jogaremos em casa.

Pimpão, Carli e Rodrigo Lindoso - Botafogo 3x0 Atlético-MGEx-patinho feio, Botafogo está valorizado (FOTO: Vitor Silva/SSPress/BFR)

O Flamengo virá de técnico novo (Reinaldo Rueda, nosso freguês nessa Libertadores), e a forma como eles virão será uma incógnita. O Botafogo de Jair jogará com as já conhecidas linhas de quatro bem compactas, apertando o meio-de-campo adversário. Vamos saber explorar as subidas malucas do Trairão e a lentidão da dupla de zaga. Com todo respeito, podemos construir um bom resultado neste primeiro jogo. Quando o Niltão fica cheio, é ainda mais difícil nos vencer.

Saudações alvinegras!