Os rivais estão usando notícias veiculadas na imprensa de que a Fifa não reconhece o tricampeonato mundial do Botafogo, conquistado em 1967, 1968 e 1970 no Torneio de Caracas, para menosprezar os feitos alvinegros. Porém, basta raciocinar um pouco para ver que não haveria como a Fifa já reconhecer os mundiais, uma vez que o clube nem sequer formalizou o pedido de reconhecimento.

Aliás, se a Fifa já reconhecesse as conquistas do Botafogo como mundiais, o clube não precisaria estar preparando documentação e estudo sobre a importância dos torneios.

Títulos intercontinentais x títulos mundiais

Outro ponto importante é que a Fifa, em posicionamento parecido dado aos sites “ESPN Brasil” e “Globoesporte.com”, diferenciou os títulos intercontinentais reconhecidos como mundiais pelo Conselho (de 1960 a 2004) dos títulos mundiais da Fifa (2000 e de 2005 em diante). Segundo a entidade, os clubes considerados como “campeões mundiais de clubes da Fifa” são apenas os vencedores do Mundial de Clubes da Fifa (no Brasil, só Corinthians, São Paulo e Internacional).

Leia abaixo a posição da Fifa divulgada nesta quinta pelo site “Globoesporte.com”.

– Decisão tomada pelo Conselho da Fifa em outubro de 2017 reconheceu todas as equipes europeias e sul-americanas que venceram a Copa Intercontinental (apenas) – disputada entre 1960 e 2004 – como campeões mundiais de clubes. No entanto, somente em 2000 a entidade organizou o primeiro Mundial de Clubes da Fifa, com representantes das seis confederações. Os vencedores desta competição, que passou a ser realizada anualmente desde 2005, são os oficialmente considerados pela Fifa como campeões mundiais de clubes da Fifa – diz o comunicado.

É clara a diferenciação dos títulos (como dito nesta matéria https://www.fogaonet.com/blog-da-redacao/se-botafogo-nao-campeao-mundo-flamengo-tambem-nao-e/) e fica no ar outra possibilidade: se o Conselho da Fifa reconheceu apenas em 2017 o campeão intercontinental de 1960, o Botafogo tem todo direito e tempo para pleitear a devida valorização de suas conquistas.

Ainda sobre o assunto, para refutar frágeis argumentações de adversários, receosos com a possibilidade o Botafogo se tornar tri mundial, recomendamos conferir o interessante vídeo do jornalista Fabiano Bandeira.

Assista ao vídeo abaixo:

Fonte: Redação FogãoNET