Opinião: Joel Carli merece ir para o Muro dos Ídolos do Botafogo

114 comentários

Blog da Redação

Blog da Redação

Compartilhe

Opinião: Joel Carli merece ir para o Muro dos Ídolos do Botafogo
Vitor Silva/Botafogo

* O conceito de ídolo nem sempre é claro e agrada a todo mundo. Há jogadores identificados, outros muito queridos, outros que ganham mais títulos, outros com mais jogos, enfim, uma variedade de fatores. No Botafogo, o patamar de ídolo é mais alto, pela enorme quantidade de craques que passaram pelo clube. Com tudo que ocorreu nos últimos anos, já é justo pleitear a entrada de Joel Carli na seleta galeria.

* O zagueiro argentino merece estar no Muro dos Ídolos, famosa obra da torcida em frente à sede de General Severiano. Recentemente, fora Jefferson, ninguém representou mais a torcida dentro de campo nem brigou tanto pelo Botafogo do que ele.

* Joel Carli saiu do Botafogo “chutado” em 2020, sem respeito e consideração por parte da diretoria e do Comitê Executivo de Futebol da época. O clube anunciou um acordo, o qual nunca cumpriu na prática.

* Coube ao próprio Joel Carli a iniciativa de procurar o Botafogo em 2021, negociar o retorno e redução de dívida. Ele próprio se sujeitou a ser reserva durante um longo período (Marcelo Chamusca não deu uma chance sequer), mas quando entrou mostrou que ainda pode ser importante dentro de campo.

* Com Carli jogando, o Botafogo quase não perde nem leva gols. São dez vitórias, dois empates e apenas uma derrota em 13 jogos. O capitão ainda fez dois gols importantes (o da vitória por 1 a 0 sobre o Brasil-RS e o do empate em 1 a 1 com o Goiás). É uma das figuras mais marcantes da recuperação alvinegra.

* Mais do que isso, Joel Carli transmite segurança e confiança a todos ao seu redor, inclusive a torcida. Não à toa, ajudou de forma considerável no crescimento de zagueiros como Emerson Santos, Igor Rabello, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Kanu. Quem joga com Carli se transforma positivamente.

* Se havia dúvidas sobre a importância de Carli, sugerimos ver os vídeos de bastidores dos dois últimos jogos. A emoção, o poder de convencimento, a liderança e o comprometimento com o Botafogo ficam evidentes. O argentino está realizando o sonho de colocar o clube novamente na Série A. Sorte a nossa.

* Por fim, vale lembrar: Joel Carli é o autor do “gol do título” do Botafogo no Campeonato Carioca de 2018, conquista mais recente do clube. Entre aspas, porque houve decisão por pênaltis, na qual Gatito saiu como herói. Mas foi Carli o responsável por tirar o grito da garganta e dar esperança quando poucos acreditavam.

* E você, o que acha? Joel Carli já é ídolo?

Fonte: Redação FogãoNET

Notícias relacionadas