O Botafogo tem deixado a torcida animada neste começo de temporada, com ótimos números defensivos, atletas dando resposta e um padrão de jogo interessante diante de clubes menores. E, sim, é permitido celebrar essa evolução sem se empolgar com o nível do Campeonato Carioca.
Até aqui, o Botafogo só teve um teste real, que foi na vitória sobre o Fluminense. Na ocasião, o Glorioso soube muito bem explorar os espaços deixados pelo time de Fernando Diniz e, apesar de ter menos a bola, não sofreu muito atrás. A estratégia de Luís Castro foi certeira.
Contra os clubes um pouco menores que o Fluminense, o Botafogo – quando usou os titulares – mordeu em cima, não sofreu defensivamente e procurou não perder tempo na hora de atacar. Ainda falta algum repertório na criação das jogadas, mas é bom lembrar que o time não teve Eduardo e Lucas Fernandes.
Está clara também a necessidade de reforços, e a diretoria vem trabalhando nos bastidores para isso. Por outro lado, é de se comemorar a recuperação de jogadores como Rafael, Gabriel Pires, Lucas Piazon e Victor Sá, que ficaram devendo em 2022. Ainda podem, e ao que parece, irão melhorar mais com a sequência de jogos.
O Botafogo terá agora dois clássicos pela frente, mas já conseguiu a liderança – mesmo tendo perdido um jogo com o time B, na estreia – e tem a melhor defesa do país no momento. Sinais animadores, mas sem empolgação, como o próprio técnico Luís Castro já repetiu em várias coletivas. Seguimos!