* O domínio foi tão grande que é possível dizer que o placar de 1 a 0 tem que ser mais comemorado pelo Fluminense do que pelo Botafogo. Porque um resultado justo para esse clássico pelo Campeonato Brasileiro-2024 seria de no mínimo 4 a 0 para o Glorioso, tamanho o nível da atuação. Isso sem nem contar a absurda não expulsão de Martinelli, em lance mal avaliado pela arbitragem.
*O Botafogo segue em seu processo de evolução, cada vez mais confiante, sólido e com alternativas para vencer jogos. É na força, na velocidade, na técnica, na bola parada, o time preocupa o adversário o tempo todo.
* Mas por que “há pontos importantes a melhorar”? Um deles, obviamente, é ter mais eficiência para aproveitar as chances criadas. O cenário de fazer 1 a 0 e não conseguir ampliar tem sido recorrente no Botafogo. Menos mal que com solidez ofensiva para segurar resultados. Mas dá para vencer sem sustos e sem riscos.
* Outro aspecto é que o time tem “cansado” a partir da metade do segundo tempo. O Botafogo não tem terminado os jogos no mesmo nível que começa. Pode colocar na conta do desgaste e na falta de mais opções no elenco atualmente. Vai melhorar quando voltarem os lesionados e o convocado Savarino e chegarem os reforços.
* O Botafogo de Artur Jorge é um time forte, físico e intenso. Tem tido dificuldade para manter o alto nível até o fim, mas tem resolvido os jogos antes. A tendência é crescer e evoluir para alcançar o alto nível permanentemente.
* Sem individualizar tanto neste jogo, mas fica o registro para a boa atuação de Tiquinho Soares. Ele estava precisando, e o Botafogo vai precisar dele. Bom vê-lo fazendo pivôs, sendo parado apenas com falta, se movimentando e finalizado. Só faltaram os gols, mas em breve eles voltam.