Atento às oportunidades de mercado, o Botafogo tinha interesse em Edenílson. Nos bastidores, a saída do meia após quase uma década de Internacional era bastante provável, o que fez a diretoria alvinegra consultar as condições. As conversas até evoluíram, mas não houve um acordo entre as partes e o jogador terminou fechando com o Atlético-MG na última quinta-feira.
A sondagem teve início logo após o fim do Campeonato Brasileiro. O Botafogo tinha interesse em contar com o jogador, mas logo de cara o Internacional pediu dinheiro, o que não estava nos planos do Alvinegro. A partir desse momento, os clubes tentaram uma solução.
E foi nesse momento que o nome de Marlon Freitas entrou na mesa de negociação. O Internacional pediu a troca de Edenílson por ele, uma vez que gosta muito do futebol do volante ex-Atlético-GO e que fechou com o Botafogo recentemente. O técnico Mano Menezes, inclusive, foi flagrado conversando no pé do ouvido com o jogador quando se esbarraram durante o Campeonato Brasileiro.
O Glorioso, no entanto, recusou de cara. Por mais que tivesse o interesse em Edenílson, a diretoria não tinha qualquer possibilidade de abrir mão de Marlon Freitas, que é visto como uma grande oportunidade de mercado e que sequer pisou em General Severiano.
Nesse momento o Atlético-MG apareceu na história também interessado em Edenílson. Não foi uma negociação rápida, mas teve final feliz. Os mineiros investiram cerca de R$ 6,5 milhões na contratação do meia de 33 anos e fez contrato de duas temporadas – até o fim de 2024.