O Botafogo entra em campo logo mais para enfrentar o Volta Redonda pressionado pela necessidade de vitória no Campeonato Carioca. Mas não deveria ser assim após disputar três partidas, contra Maricá, Portuguesa e Sampaio Corrêa. Com todo respeito aos rivais, o duelo contra o Voltaço, em condições normais, serviria para o Alvinegro tentar manter 100% de aproveitamento. Mas só tem três pontos até aqui. Assim como alguns outros times, o Botafogo é vítima do péssimo calendário da CBF, que já prejudicou o clube em duas competições ao mesmo tempo em 2025, que mal começou em termos de futebol.
Se não fosse o Campeonato Carioca começar na segunda semana de janeiro, o que é um desrespeito com as férias dos atletas, o torneio inicia com jogos no meio e no fim de semana. É justamente neste momento do torneio, em que os clubes são obrigados a escalar seus jovens por conta do calendário, que os jogos deveriam ter um intervalo maior de tempo. Mas não. Tem quem veja o Estadual como algo interessante mesmo neste cenário patético.
Este modelo caminha para afastar grandes clubes da reta final do Campeonato Carioca, quando existe alguma visibilidade e bilheteria em jogos dos principais times do estado. Os botafoguenses não se animam para ver o Maricá no Estádio Nilton Santos tendo o Botafogo escalado seus garotos. Mas se empolgariam em ir ao Maracanã duelar com Flamengo, Vasco ou Fluminense em uma semifinal. Algo que pode não acontecer justamente pela necessidade de não usar seus titulares no começo do ano.
MAIS! Botafogo e as armas para reforçar o elenco
Botafogo também sofreu na Copinha

MAIS! Botafogo dá lição em parte da mídia
Falamos do Campeonato Carioca. Mas o calendário prejudicou o Botafogo em outra competição. Falo da Copinha. Se com o time que acabou de subir do Sub-17 o Glorioso só parou nas oitavas de final, imagina o que aconteceria se tivesse um time mais experiente e com nomes de mais peso para a base. Teria chance de lutar pelo título. Mas teve que usar seus garotos no Campeonato Estadual e isso custou um melhor desempenho na Copinha.
MAIS! Desafio une Jair e Patrick de Paula
O calendário tem prejudicado não apenas o Botafogo. Mas outros grandes clubes. Os demais fortes do Rio de Janeiro também sofreram com esta estratégia absurda exigida pela CBF. Por isso que o futebol aqui só começa a engrenar quando entra o Brasileirão.