Botafogo e a fake news do gramado sintético

Irrigação do gramado sintético do Estádio Nilton Santos em Botafogo x Juventude | Campeonato Brasileiro 2024
Reprodução/Premiere

Parte da imprensa gosta de bater no peito e dizer que combate as fake news. Mas quando o clubismo entra em cena vale tudo. Até enganar o torcedor. O Botafogo tem se transformado em fonte de resistência contra fake news no tema gramado sintético.

Em primeiro lugar vamos eliminar o quesito proibição. Não é proibido o gramado sintético. A Fifa autoriza seu uso e incentiva em alguns casos. Portanto mente quem fala o contrário.

MAIS! Santiago Rodríguez já chega ‘incomodando’

O argumento de que gera lesões não tem base científica comprovada. Estudos apontam nesta direção. Outros apontam exatamente em campo contrário. Talvez o que qualquer estudo concordaria é que existem grandes riscos de lesões em gramados com buracos. Mas isso ninguém demonstra interesse.

MAIS! Botafogo escancara lado desprezível do futebol carioca

Botafogo não tem vantagem técnica

O Tapetinho da discórdia. Ou da inveja?

O tema vantagem técnica é bizarro. A altitude é vantagem técnica. O Brasil se ferra em La Paz, mas não pode introduzir altitude no Rio de Janeiro. Gramado sintético todos podem ter. Claro que falo dos clubes donos de estádio, sem ofensas por favor…. É estratégia de quem escolhe. O Botafogo não foi campeão por causa disso. Nem o Athletico Paranaense caiu jogando em gramado natural.

MAIS! Botafogo e o ‘ouvi dizer’ do futebol

Como vimos, na luta de argumentos, o combate ao gramado sintético vira fake news de quem não aceita ver os outros trabalharem direito. Se os clubes que há meses se dedicam a este tema e a fair play financeiro trabalhassem, o Campeonato Brasileiro seria imbatível, do nível de um Botafogo x Palmeiras.

Comentários