Nas últimas semanas tenho levantado algumas questões que mostram a má vontade de mídia com o Botafogo. André Rizek e outros jornalistas já vinham levantando esta questão. Esta semana foi a vez do ex-jogador Neto levantar esta mesma polêmica. Curiosamente observamos que a análise deste cenário é feita por profissionais de fora do Rio de Janeiro.

– O Botafogo é muito grande, as pessoas poderiam parar de tirar sarro do Botafogo. O Botafogo representa tudo que a gente quer e o que a gente gostaria de ter. Quero saber qual clube do futebol mundial deu um título para um país como o Botafogo? Me fala um aí, me fala um! O Botafogo tem que ser respeitado – afirmou Neto, possivelmente referindo-se ao título da Seleção Brasileira na Copa de 1962. Neto falou isso durante o programa “Os Donos da Bola”, da TV Bandeirantes.

Nitidamente este tratamento incomoda o Botafogo, principalmente pelo esforço que vem sendo feito para reorganizar o clube. Basta lembrar Carlos Augusto Montenegro respondendo a Denilson sobre a provocação da contratação de Robben.

Será que essas frentes estão erradas em reclamar disso? Separei algumas vezes quem que a mídia errou ao desrespeitar o Botafogo:

Seedorf

O interesse do Botafogo em Seedorf também foi motivo de piada por parte da mídia. Na época o Corinthians tentou o jogador. Nesse caso o interesse foi tratado de maneira muito mais respeitosa. Entretanto, o desfecho do caso todos viram e o holandês jogou com a camisa botafoguense. No vídeo abaixo o jogador chega a ser anunciado como reforço do Corinthians por Neto.

Libertadores

A participação do Botafogo na Copa Libertadores de 2017 não teve o tratamento dado a outros clubes. André Rizek deixa isso claro no vídeo abaixo:

Honda

A contratação de Honda foi tratado de maneira irônica pela mídia. Alguns jornalistas chegaram a falar que o jogador em nada acrescentará tecnicamente ao Botafogo.

Yaya Touré

O interesse em Yaya Touré foi tratado também como absurdo. Dessa vez o tratamento se devia ao fato de considerarem um absurdo o Botafogo não honrar seus compromissos e buscar atletas de fora do país. Neste momento serve o seguinte questionamento: o Botafogo é o único devedor do futebol brasileiro? Existem clubes que devem bastante e que montam timaços sendo tratados como galácticos por esta mesma mídia.

Robben

O ex-jogador primeiro provocou o Botafogo dizendo que o clube deveria contratar o Batman depois de tentar o Robben. Não satisfeito, em uma entrevista com o goleiro Jefferson, constrangeu o ídolo botafoguense ao perguntar novamente de maneira irônica sobre o interesse.

Edmundo seguiu a mesma linha de raciocínio.

Curiosamente, enquanto a imprensa brasileira trata o interesse em Robben como piada, a mídia internacional valoriza o que o Botafogo vem fazendo e o trata com a grandeza que o clube merece. Ou seja, será que estamos tendo uma mídia imparcial?