Alguns fatos mostram a evolução do Botafogo nos últimos anos e já falamos deles. A melhora do elenco, o pagamento de dívidas e a busca constante por uma boa estrutura. Mas o elenco vem dando um sinal deste crescimento e de como o Alvinegro mostra que vai brigar na elite do futebol sul-americano. Falo do comportamento em relação aos fatos polêmicos envolvendo John Textor e supostas manipulações de resultados no futebol brasileiro.
É fato que as denúncias de Textor, se úteis, também acabam deixando o Botafogo ainda mais exposto para a ira de árbitros e dirigentes da CBF. Estamos falando de seres humanos, que logicamente têm sentimentos e muitas vezes vão olhar os jogadores do Botafogo de cara feia. A paciência com um atleta botafoguense será diferente, em muitos casos, da paciência com um rival. E é aí que temos visto a evolução botafoguense.
MAIS! Não dá para entender a guerra contra Textor
Se fosse em momentos anteriores o Botafogo começaria a ter atletas expulsos com facilidade. Teria jogador chutando a bola em direção ao árbitro e até tomando cartão da mão do árbitro. Hoje as coisas são diferentes e os jogadores são protegidos de qualquer fato que possa prejudicar seu desempenho.
MAIS! Frase de Leila sobre o Botafogo gera espanto
Atletas do Botafogo dando exemplo

É curioso que chegamos ao ponto de ver atletas reclamando e citando as denúncias para justificar a reclamação, enquanto que os atletas botafoguenses lidam com o fato como se nada tivesse acontecendo.
MAIS! Botafogo e a chance de reforço para a zaga
Essa realidade é apenas um exemplo de como os rumos estão favoráveis e como o patamar de empresa já foi alcançado na cabeça dos profissionais do clube. A maturidade neste aspecto impressiona. E se torna necessário sempre lembrar esses avanços pois em um passado, não tão distante, a vida era bem mais dura pelos lados alvinegros.