O Botafogo que vai enfrentar o Corinthians neste domingo ainda não vai ter a cara de Luís Castro. Logicamente o treinador teve muito pouco tempo para conseguir fazer o grupo assimilar aquilo que ele deseja. Mas acredito que o Botafogo já deve apresentar mudanças no estilo de jogo contra o Corinthians.
A intensidade deve ser uma das mudanças mais sentidas pelo torcedor neste jogo. O Botafogo deve ser um time que vai fechar mais os espaços no campo de ataque e adiantar a sua marcação. Castro deixou claro que quer isso de seu time, como sempre fez ao longo da carreira.
O nível de atenção da equipe deve estar maior. Castro vem de uma escola que pune um segundo de distração. O treinador deu uma explicação clara para o gol sofrido pelo Botafogo nos minutos finais contra o Fluminense e que custou a eliminação no Campeonato Carioca: “Os jogadores estavam torcendo para o jogo acabar”. Isso mostra que a postura vai ter que ser intensa ao longo dos noventa minutos.
A maior preocupação que vejo neste começo vai ser a preparação física, algo que não se muda de uma hora para outra. Mas pelo menos o time já vinha em evolução neste sentido desde a disputa da Série B do ano passado. Os progressos virão. Mas é preciso paciência.