O Botafogo terminou o primeiro turno de forma bem diferente do que vimos na maioria da Série B do Campeonato Brasileiro. A chegada de Enderson Moreira realmente mudou a forma com que o Glorioso encara o torneio e dá confiança para o restante da competição. Apesar de o jogo contra o Bugre ter estado abaixo da média das últimas exibições do Botafogo.
A partida contra o Guarani mostrou um time que tentou ter sempre o controle do jogo. Tanto que abriu o placar. Entretanto nem sempre conseguiu. No segundo tempo deixou a desejar. Mas o ponto conquistado em Campinas não pode ser tratado com descaso. O Bugre não é dos mais fracos, apesar da irregularidade.
Com 29 pontos o Botafogo precisa melhorar seu desempenho. Mas o aproveitamento com Enderson é importante para que o time possa emplacar um bom segundo turno.
A grande lição contra o Bugre é a importância de ter concentração em todos os momentos do jogo. Boa parte deles são decididos nos minutos iniciais ou nos minutos finais de cada tempo. Além disso o treinador terá que encontrar soluções para tornar o time mais eficaz no ataque quando precisa fazer alterações.