Corinthians pode ensinar lição importante ao Botafogo

Corinthians pode ensinar lição importante ao Botafogo
Vitor Silva/Botafogo

Tenho visto muitos discutindo se o Botafogo deve fazer uma limpa no elenco por conta dos últimos maus resultados e da forma como o Botafogo caminha para perder o título brasileiro. Entendo a revolta. Mas é neste momento que se faz necessário visitar o passado e entender alguns cenários. É aí que o Corinthians pode dar um bom exemplo ao Botafogo.

Em 2011 o Corinthians viveu um dos maiores traumas de sua história recente. Foi o primeiro brasileiro a cair na fase preliminar da Libertadores, sendo eliminado pelo modesto Tolima da Colômbia. A torcida se revoltou, a crítica cobrava a demissão de Tite e uma limpa no elenco.

MAIS! Tiago Nunes deixa exposto principal problema do Botafogo

A diretoria não se deixou levar. Percebeu que não existia corpo mole. Era preciso trabalhar o psicológico. Havia qualidade ali. No fim do ano o Corinthians foi campeão brasileiro empatando sem gols com o Palmeiras na rodada final. Naquele dia, estavam no time, ou entraram no decorrer do jogo, o goleiro Júlio César, os laterais Alessandro e Fábio Santos, os zagueiros Chicão e Leandro Castán, os volantes Ralf e Paulinho e o atacante Jorghe Henrique. Todos esses estavam no vexame contra o Corinthians.

SAF deve impedir novos erros no Botafogo

John Textor e André Mazzuco no treino do Botafogo | Agosto 2023
John Textor e André Mazzuco precisam ter a cabeça no lugar

Vale destacar ainda que parte desses atletas também integrou do elenco que ganharia a Libertadores e o Mundial de Clubes da Fifa do ano de 2012. Imagina se a diretoria tivesse dado bola para quem pregava a destruição do elenco?

MAIS! Botafogo no MP e o silêncio ensurdecedor

Esse pensamento o Botafogo deve ter. Fazer análises apenas por momentos é complicado. O elenco não servia no Estadual. Era o melhor do mundo no primeiro turno do Brasileirão. Agora se trata de um bando de fracassados que precisam ser limpados do Botafogo. Se o Coritiba não empatasse nos acréscimos seria diferente? Não é por aí que a coisa precisa caminhar. Pelo menos o Botafogo agora é SAF e acredito que não agirá dessa forma. Para o bem do clube.

Comentários