O Botafogo dos últimos jogos tem sido lamentável. O vexame da última quarta-feira, contra o Flamengo, e a derrota anterior para o Internacional mostram que não dá para continuar como está. Se Davide Ancelotti vai permanecer, que pelo menos mude o esquema de jogo, protegendo mais o setor defensivo. Não dá para ser ofensivo com um time que não se garante mais na defesa.
Se tinha um dos melhores sistemas defensivos do Brasileirão, o Botafgogo levou cinco gols nos últimos dois jogos. Há uma vazio entre o meio e a defesa, forçando os jogadores sempre a correrem atrás do adversário. É preciso povoar a defesa e o meio.
MAIS! Postura de Ancelotti causa desconforto no Botafogo
Hoje uma das possibilidades é usar um esquema com três zagueiros e Nilton plantado na frente da zaga. Marçal sabe sair jogando, assim como Alexander Barboza. David Ricardo se juntaria a eles compondo quatro nomes fortes da marcação. Além disso teriam os dois laterais.
MAIS! Por que a imprensa passou a questionar erros contra o Botafogo
Pontas não estão bem no Botafogo

Com os cinco atrás, sobrariam quatro nomes do meio para frente. Marlon Freitas, Savarino, Santiago Rodríguez e um centroavante. Que não pode ser Arthur Cabral no sacrifício.
MAIS! Botafogo agita bilhões no mercado do Petróleo
Do que adianta o Botafogo insistir com três homens de frente se todos que entram para se juntar a Santi e ao centroavante jogam mal. Jeffinho, Artur e Matheus Martins fracassaram.
MAIS! Jordan Barrera pode deixar Botafogo insuportável
Se conseguir segurar a defesa, o Botafogo tem grandes chances de somar pontos que lhe garantam a vaga na Libertadores, o que daria tranquilidade financeira para 2026. Mas como tudo está difícil, essa mudança terá que vir depois do Ceará, já que o Botafogo perdeu, para este jogo, Marlon Freitas e Barboza, suspensos.