O Botafogo viu de forma surpreendente Davide Ancelotti pedir demissão. O treinador, ainda bem limitado, até vinha mostrando evolução. Mas ainda não estava no nível do Glorioso. Mas sejamos justos: se não fosse o desentendimento por causa do preparador físico, Ancelotti estaria mantido para o próximo ano. Ou seja, o Botafogo pode repetir ‘sorte histórica’ em 2026. Falo de 2016.
Naquele ano o Botafogo virou do primeiro para o segundo turno na zona de rebaixamento. O treinador era Ricardo Gomes, campeão da Série B, mas que se mostrava totalmente incompetente para uma Série A. Na virada do turno, exatamente, Ricardo Gomes recebeu proposta para voltar ao São Paulo e não pensou duas vezes: o ex-zagueiro se mandou.
MAIS! Botafogo sobe o tom contra o Flamengo nos bastidores
Jair Ventura substituiu Ricardo Gomes

Não havia tempo hábil para se contratar um nome antes da estreia no returno, contra o próprio São Paulo. Então se promoveu Jair Ventura e o Glorioso venceu por 1 a 0 no Morumbi, com um gol de Sassá. Depois disso emplacou uma série de vitórias e foi para a Libertadores.
MAIS! Quem pode integrar a barca botafoguense em 2026…
A mudança na forma de jogar foi visível. O elenco alvinegro não era para zona de rebaixamento e mostrou isso indo para a Libertadores com uma grande arrancada.
Botafogo tinha elenco para bem mais

Antes que queiram jogar pedra em mim, não estou cavando Jair Ventura no Botafogo. Estou apenas afirmando que o novo treinador pode ser uma benção em relação ao que foi Davide Ancelotti.
MAIS! A má vontade da mídia com a SAF Botafogo
Pois bem meus amigos, levando em conta o nosso elenco, ele é para pré-Libertadores? É para cair nas oitavas de final da Libertadores? É para não conseguir vencer o Vasco na Copa do Brasil? Portanto, o Botafogo pode estar diante de uma nova sorte histórica, dez anos depois…