Franclim Carvalho errou muito na derrota do Botafogo para o remo, pecando na teimosia e nas mudanças equivocadas. Mas uma frase do treinador, na coletiva após o confronto, preocupa demais para o Botafogo x Racing, de quarta-feira, pela Copa Sul-Americana. Assim como para o restante da temporada. Ele precisa entender que a opção por um ou outro jogador é fundamental no sucesso ou no fracasso do esquema de jogo.
Questionado pela alteração do intervalo, quando sacou Kadir para a entrada de Edenílson, ele, que conta com a confiança do elenco, explicou ser o desejo de melhorar a troca de passes no meio e a profundidade. Mas não aceitou que a escolha pela saída do panamenho não foi a ideal, dizendo não se tratar do jogador e sim do esquema. Mas Arthur Cabral, que permaneceu, foi peça nula em campo.
– Não se trata de opção A, B ou C, mas sim de encontrar este equilíbrio entre a tal agressividade que tivemos no primeiro tempo, com controle do jogo, ou falso, com a bola, porque tivemos 60% de posse de bola, mas não conseguimos agredir o adversário – disse ele.
Franclim: É sim sobre A, B ou C

Franclim, se trata sim de “opção A, B ou C.” Se você queria profundidade e saídas mais rápidas, tudo bem ter Edenílson, que carrega bem a bola. Mas não abrir mão de Kadir, que justamente se apresenta em velocidade para chegar na frente da zaga e finalizar. Assim aconteceu em duas ocasiões na primeira etapa.
MAIS! Flamengo? Botafogo toma decisão sobre Danilo
Com Arthur Cabral, vários contra-ataques morreram. O centroavante era lançado e, sem velocidade nenhuma, acabava facilmente dominado pelos zagueiros remistas.
Botafogo x Racing: Não é só convocar a torcida

No fim de jogo, em outra prova de teimosia, Franclim optou por Joaquín Correa. Visivelmente fora de forma, ele não tinha a intensidade para melhorar o time diante da perda de Allan. Se precisa de minutagem, tivesse sido lançado de cara contra o Independiente Petrolero, onde seria menos exigido.
MAIS! Time social ou de Textor? Qual você prefere?
Se Franclim Carvalho não entender que a escolha dos jogadores faz diferença, o Botafogo x Racing da próxima quarta-feira vai ser de fortes emoções. Depois não adianta nada convocar a torcida.