O Botafogo que vai disputar o Campeonato Brasileiro não é aquele que os torcedores esperavam quando o ano começou. Se existia alguma preocupação com um possível fiasco, o Alvinegro aos poucos vem construindo um time que pode fazer muito bonito. Para um período de transição por conta da transformação do clube em empresa, o Glorioso sobe degraus importantes. Honda e Kalou colocam Botafogo em outro nível no Brasileiro.

Todos devem se lembrar de como Seedorf interferia no comportamento do Botafogo em campo quando esteve em General Severiano. A experiência de quem jogou competições como as principais ligas europeias é uma bagagem que acrescenta demais. Principalmente aos atletas que ao longo da carreira souberam tirar proveito disso. Honda e Kalou se enquadram neste perfil. Podem ser determinantes no crescimento de jovens do elenco, como Caio Alexandre, Marcelo Benevenuto e até mesmo Luis Henrique se este permanecer em General Severiano. Além disso, as estrelas agregam valor no marketing do clube.
Rafael Forster pode resolver zaga
O Botafogo vem realmente subindo o nível. Contratação menos falada, Rafael Forster é outro que pode acrescentar bastante, inclusive completando Marcelo Benevenuto. Além disso também tem histórico de liderança. Assim um time maduro vem sendo formado. A chegada de Victor Luis, se for confirmada, será um golaço da diretoria. É um jogador que não precisa de adaptação e chega para resolver o problema da lateral esquerda. Luiz Antônio, se for o mesmo dos tempos de Flamengo, também pode acrescentar na composição do elenco.
Gatito Fernández, Marcelo Benevenuto, Rafael Forster, Victor Luís, Caio Alexandre, Honda, Kalou, Pedro Raul e Luis Henrique já esboçam um time muito chato de se enfrentar. Seria muito importante um reforço de qualidade para a lateral direita. Uma espécie de cereja no bolo de Paulo Autuori, que tem plenas condições de fazer a máquina rodar. Assim dias melhores estão por vir.