O Botafogo está nas semifinais da Copa Libertadores e o clima de certa forma remete a um título muito especial para o Glorioso: a conquista sul-americana de 1993, quando o Glorioso venceu a Copa Conmebol. Uma coincidência do destino pode fazer o Alvinegro encontrar os adversários da semifinal e da decisão daquele torneio, vencido há mais de 30 anos. Só que os rivais estarão com a ordem trocada.
Isso porque na Copa Conmebol o Glorioso encarou o Atlético-MG nas semifinais. Nesta Libertadores o Galo fará a semifinal com o River Plate da Argentina e pode cruzar o caminho botafoguense na grande decisão.
MAIS! Clubismo? Botafogo detona função da imprensa
Na semifinal de 1993 o time de Sinval, Eliel e outros acabou perdendo por dois gols de diferença na ida (3 a 1), mas fez um jogaço no Estádio Caio Martins e venceu por 3 a 0, arrancando uma classificação que era praticamente impossível. Vale lembrar que os botafoguenses estavam sob desconfiança, uma vez que a campanha no Brasileirão foi patética, mostrando que Carlos Alberto Torres, técnico do Botafogo, fez milagres.
MAIS! Botafogo parece forçar erros da imprensa
Peñarol em 1993 foi na final

Na grande final de 1993 o Botafogo mediu forças com o Peñarol, adversário deste ano na Copa Libertadores, só que nas semifinais. Naquele ano o Botafogo fez o jogo de ida no Uruguai, onde arrancou empate por 1 a 1 com um gol de Perivaldo.
MAIS! Botafogo e a reunião de emergência da mídia
Uma curiosidade sobre o jogo de ida: o Brasil não teve acesso a imagens do jogo. Isso porque os uruguaios entenderam que foram prejudicados contra a Seleção Brasileira no Maracanã, no último jogo das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994. No jogo em que Romário decidiu, a arbitragem foi perfeita, mas os uruguaios não aceitaram a derrota e, em represália, não cederam imagens para a TV brasileira da final da Copa Conmebol. O jogo da Selelçao Brasileira foi em 19 de setembro, enquanto que o duelo em Montevidéu aconteceu poucos dias depois, dia 22.
No segundo jogo da final o Botafogo cedeu empate no fim do jogo, após estar ganhando de virada de 2 a 1. Mas nos pênaltis brilhou William Bacana e o Glorioso se sagrou campeão. Agora que consiga bater o Peñarol na semifinal e depois vença o Galo na final caso os mineiros superem o River Plate. Assim a torcida botafoguense espera.